Página inicial > Notícias > Alunos do Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio participaram da Gincana Virtual “Inovação - importância da inovação na área de alimentos”

Publicado: Terça, 10 de Novembro de 2020, 11h17 | Última atualização em Terça, 10 de Novembro de 2020, 11h19

Uma Gincana Virtual foi realizada com alunos do Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio para que eles vivenciassem a importância da inovação na área de alimentos. A ação organizada pelas professoras Belami Cássia da Silva, Lílian Vanessa Silva e Thalita Ferreira Menegassi de Souza ocorreu em 31 de outubro de 2020 com um tema atual e que integra conhecimentos das disciplinas técnicas do curso. A interação entre os participantes e o cumprimento das tarefas da gincana aconteceu remotamente.

A proposta da Gincana Virtual foi apresentada durante a semana aos alunos despertando a curiosidade para o evento e estimulando a participação. No sábado, dia 31, as professoras receberam os alunos na plataforma e passaram os comandos. Eles tiveram que formar times, cumprir as tarefas por fases e seguir as regras como num jogo, até chegarem ao momento final quando ocorreu uma votação para a escolha do time campeão. Todos sabiam que haveria uma premiação, mas o prêmio foi revelado apenas no dia da gincana. Na Fase 1 (Explorando o Território) houve o contato dos times com a inovação criada por uma indústria global de massas alimentícias inspirada no filme “De Volta para o Futuro”. Na Fase 2 (Caça ao Tesouro) cada grupo buscou uma inovação na área de alimentos capaz de surpreender os consumidores. Na Fase 3 (Pedido do Cliente) o time aprendeu o que é e como realizar um pitch para apresentar a empresa (criada na gincana pelos alunos), seus colaboradores (alunos do time) e o produto inovador pesquisado. O ‘cliente’ (professoras) pediu a entrega de um pi. A apresentação ocorreu na Fase 4 (Lançamento do Produto), cuja tarefa foi montar e apresentar o pitch. Para encerrar cada aluno votou no time que lhe causou maior impacto/convencimento com a inovação na área de alimentos. A apuração foi instantânea e em seguida as professoras divulgaram o time campeão. O desenvolvimento da gincana foi animado por trilha sonora e muita interação entre todos os participantes.

O resultado foi muito positivo porque a ‘entrega dos pedidos ao cliente’ (pitchs) demonstrou que os alunos desenvolveram habilidades técnicas e humanas compatíveis com o solicitado atualmente pelo mundo do trabalho. Para a Profa. Thalita Menegassi a Gincana Virtual “foi bastante enriquecedora despertando o interesse dos alunos à inovação e consequentemente, desenvolvendo habilidades como comunicação, criatividade, organização, trabalho em equipe, pesquisa e domínio de ferramentas tecnológicas. Um ponto a ser destacado, é que toda a atividade foi realizada de forma remota e os alunos se mostraram motivados, interessados, e apresentaram excelentes resultados no final da gincana. Todos estão de parabéns pela dedicação e pela superação de desafios!”

Os alunos Letícia Almeida dos Santos e Luiz Feliphe Marques de Carvalho, ambos do 1º ano do curso técnico em alimentos, foram os campeões. Letícia disse que “De início, eu o meu colega Luiz Feliphe decidimos que iríamos focar em cada etapa para poder terminar rápido, já que estávamos em desvantagem por que nós dois éramos os únicos que não era um trio. Com isso, ficou bem organizado o que cada um iria fazer. A respeito da gincana, a proposta das professoras para a atividade que seria realizada, foi incrível! Todas as apresentações da gincana foram ótimas, ficou explícito que todos se dedicaram bastante. Foi muito emocionante participar da gincana!”

Texto: Lílian Vanessa Silva - Campus Avançado Carmo de Minas
Imagens: Belami Cássia da Silva e Thalita Ferreira Menegassi de Souza - Campus Avançado Carmo de Minas
Publicado em 11/10/2020