Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Portal do Servidor > Notícias > Reunião de planejamento
Início do conteúdo da página

Reunião de planejamento

Confira como foi a primeira reunião de planejamento referente para o ano 2019

img 20190204 wa0017O Campus Avançado Carmo de Minas realizou a primeira reunião de planejamento do ano letivo no dia 04 de janeiro de 2019. Direção, professores e servidores do Setor de Assistência ao Educando reuniram-se para realizar a análise do perfil dos alunos ingressantes em todos os cursos, por meio da observação de diversos fatores como: cidade de origem, idade, sexo, escola de origem (pública x privada) e ingresso por cotas. A partir desta caracterização foi realizada uma reflexão sobre a expansão da Rede Federal e das políticas de cotas com vistas à realização de um planejamento que atenda às necessidades dos alunos.

No segundo momento, houve uma discussão sobre os fatores-chave para um bom planejamento de aulas, levando em consideração alguns aspectos: competências e habilidades dos alunos; as metodologias mais adequadas ao aprendizado dos discentes; a importância da elaboração da sequência didática dos conteúdos a serem ministrados; como saber se o aluno realmente aprendeu; como saber se a aula foi eficaz na perspectiva do aluno como aprendiz e do próprio professor.

Para a professora e coordenadora do curso Técnico em Administração Subsequente, “o planejamento proporciona questionamentos, cria momentos de avaliação com o intuito de rever as ações e os resultados do passado, gera a troca de ideias que abre a oportunidade para novas estratégias que vão de encontro aos desafios e demandas que aparecerão no período que se inicia. Torna-se um momento de reflexão, em que todos os envolvidos repensam como estão cumprindo, e como deve realmente ser, sua postura frente a missão do IFSULDEMINAS.”

Para a professora Andresa “foi um momento singular, em que pude me debruçar sobre os dados e visualizar o perfil dos alunos ingressantes. Com isso, estou delineando meus objetivos de ensino e trabalhando de forma mais objetiva na elaboração das sequências didáticas.

Além disso, a reunião proporcionou uma troca significativa entre os docentes, foi possível discutir os resultados, repensar práticas, bem como compartilhar vivências e experiências.”

Foi um momento de reencontro, acolhida dos novos professores e preparação para receber os alunos do campus.

 

 


Texto: Arthemisa Freitas - Pedagoga

registrado em:
Fim do conteúdo da página