Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sobre o Campus
Início do conteúdo da página

Sobre o Campus

entrada Campus JPO Campus Avançado Carmo de Minas é o mais recente incorporado à Rede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – IFSULDEMINAS (clique e confira a história do Instituto). A história desta unidade começa no ano de 2012, quando o IFSULDEMINAS iniciou o Projeto de Extensão “Circuito das Águas”, que previa a abertura de polos de rede em vários municípios, entre eles, um na região de Carmo de Minas e São Lourenço.

Em dezembro de 2013, como parte da política de expansão do IFSULDEMINAS, a área da antiga Fundação Nacional de Bem Estar do Menor (Funabem) foi selecionada para receber a Unidade de Educação Profissional (UEP) de Carmo de Minas, sendo, em 2014, elevada à categoria de Campus Avançado.

Em março de 2014, começaram a ser oferecidos os primeiros cursos da UEP Carmo de Minas, provisoriamente, em salas cedidas pela Prefeitura Municipal, enquanto acontecia a reestruturação da área doada para implantação do Campus Avançado. No final de 2015, ocorreu a inauguração da sede definitiva e o Campus Avançado passa a receber seus alunos.

Desde sua criação, o Campus Avançado Carmo de Minas atua na linha do ensino técnico, gratuito e de qualidade para comunidade e público interno, atendendo pelo menos dez cidades, em uma região que se destaca pelo potencial turístico e pelo agronegócio.

Para atender a demanda e a necessidade de formar profissionais para atuarem nesses segmentos, foram implantados, em 2015, o curso Técnico em Alimentos subsequente e, em 2016, os cursos Técnico em Administração subsequente e Técnico em Informática integrado ao ensino médio. Atualmente, há também a oferta de cursos técnicos em programas específicos, como o Técnico em Administração concomitante e subsequente (EaD), por meio do programa MEDIOTEC, em 15 cidades de Minas Gerais, e o Técnico em Secretaria Escolar (EaD), pelo programa PROFUNCIONÁRIO, em oito cidades mineiras.

Em 10 de junho de 2014, a Portaria nº 505 altera a Portaria nº 331, que dispõe sobre os campi que integram a estrutura organizacional dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. A partir daquela data, passa-se a considerar como integrante da Rede Federal o IFSULDEMINAS - Campus Avançado Carmo de Minas.

Conheça nosso Campus!!!

https://youtu.be/64QoRhDSNFQ

registrado em:
Fim do conteúdo da página