Auxílio Estudantil 2017
Divulgado novo cronograma para alunos que realizaram matrícula após dia 15 de fevereiro
O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) informa nesta sexta-feira, 03 de março, que o Edital Nº 04/2017 do Programa de Auxílio Estudantil 2017 conta com novo cronograma. A alteração é destinada aos estudantes que efetuaram matricula após o dia 15 de fevereiro de 2017. Os alunos deverão entregar declaração emitida pela secretaria do campus, contendo a data da matrícula.
Cronograma
Abertura do Edital | 25 de janeiro |
Período de Inscrições pelo site | 06 a 16 de março |
Entrega da Documentação | 06 a 17 de março |
Análise das inscrições e documentação - 2ª etapa | 20 a 31 de março |
Divulgação do resultado da 2ª etapa | Até 03 de abril |
Solicitação de recurso da 2ª etapa | 04 e 05 de abril |
Análise dos recursos e divulgação | 06 a 13 de abril |
Entrevistas 3ª etapa | 17 de abril a 12 de maio |
Divulgação do resultado parcial | Até 15 de maio |
Solicitação de recurso da 3ª etapa | 18 e 19 de maio |
Análise dos recursos | 22 a 25 de maio |
Resultado final da seleção | 25 de maio |
Assinatura do Termo de Compromisso | 26 a 31 de maio |
Publicado: 03/03/2017
____________________________________________________________________________________________________________
Inscrições abertas para o Programa de Auxílio Estudantil 2017 do IFSULDEMINAS
Estudantes dos cursos técnicos e superiores têm até o dia 18 de fevereiro para se inscreverem
Os estudantes de cursos técnicos e superiores presenciais regularmente matriculados no instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) já podem solicitar o auxílio estudantil do ano letivo 2017. O edital lançado nesta quarta-feira, 25 de janeiro, por meio da Pró-reitoria de Ensino, tem por objetivo identificar e selecionar os estudantes que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica para concessão dos auxílios.
O programa realiza uma análise socioeconômica dos estudantes e verifica se eles atendem aos critérios, contemplando as seguintes modalidades: auxílio alimentação, auxílio creche, auxílio transporte, auxílio material didático e auxílio moradia, contribuindo para permanência e êxito do estudante, sendo que o é possível receber mais de um auxílio simultaneamente.
Inscrições
Os estudantes deverão realizar inscrição entre os dias 30 de janeiro e 18 de fevereiro. Os candidatos deverão se inscrever pelo site: auxilioestudantil.ifsuldeminas.edu.br. O primeiro passo é realizar o cadastro no sistema de Auxílio Estudantil. Por meio desse cadastro, o estudante poderá efetuar a inscrição e ainda deverá preencher o Questionário Socioeconômico, seguindo o passo a passo (Escolha dos Auxílios, Renda do Candidato, preenchimento do Questionário Socieconômico e preenchimento do Quadro de Familiares) e, ao finalizar, clicar no botão "Concluir e Enviar sua inscrição para Análise". Após a inscrição, o estudante deverá entregar a documentação comprobatória dentro do período de inscrições, no setor de Assistência Social do seu campus.
Ao efetivar sua inscrição, será gerado um número de protocolo que será usado durante todo o processo do Edital. O número de protocolo gerado deverá ser anotado no anexo VI, que possui duas vias: uma deverá ser fixada no lado de fora do envelope lacrado com documentação comprobatória. Já a outra via, devidamente preenchida e assinada pelo servidor que receber o envelope, deverá ser guardada pelo candidato. Esta é a única comprovação de que os documentos foram entregues dentro do prazo estabelecido no Edital. Confira a lista da documentação completa no Edital!
Seleção
A seleção será feita por meio de avaliação socioeconômica, composta por quatro etapas (todas eliminatórias):
- 1ª etapa: cadastro no Sistema do Auxílio Estudantil, inscrição no Edital Aberto e entrega da documentação comprobatória, conforme item 4.3.
- 2ª etapa: análise da inscrição no Sistema Auxílio Estudantil e dos documentos exigidos.
- 3ª etapa: entrevista com o candidato e, se necessário, visita domiciliar a ser realizada por assistente social do IFSULDEMINAS, sendo a data e horário das entrevistas disponibilizadas no Sistema Auxílio Estudantil após a análise documental. O estudante selecionado para entrevista deverá se dirigir à sala do Serviço Social em data e horário já agendados para realização da entrevista, portando as Carteiras de Trabalho originais de todos os membros da família ou cópias autenticadas e outros documentos que tenham sido solicitados na 2ª etapa.
- 4 ª etapa: parecer social expedido por assistente social do IFSULDEMINAS.
Recurso
Candidatos que não foram aceitos na 1ª etapa não poderão interpor recurso, uma vez que esta etapa corresponde aos pré-requisitos descritos no edital. O estudante que interpor recurso contra o resultado das 2ª e/ou 3ª etapas do processo seletivo, terá dois dias úteis, de acordo com o cronograma. Para recorrer contra o resultado das 2ª e/ou 3ª etapas, o estudante deverá preencher o Formulário de Recurso e enviá-lo via e-mail: aEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou entregá-lo na sala do Serviço Social e/ou CGAE dos campi ou para o responsável indicado pela gestão do campus (quando for Polo de Rede, Núcleos Avançados ou campus Avançado).
Resultados
Os inscritos deverão acompanhar sua situação no Sistema do Programa Auxílio Estudantil. A data e horário das entrevistas estarão disponíveis no sistema. Após concluídas todas as etapas, o estudante deverá acessar o Sistema do Auxílio Estudantil para imprimir o Termo de Compromisso. Em seguida preencher, assinar e entregar na sala do Serviço Social e/ou CGAE com a cópia do cartão bancário. Contas bancárias em nome de terceiros não serão aceitas.
Cronograma
Abertura do Edital | 25 de janeiro |
Período de Inscrições pelo site | 30 de janeiro à 18 de fevereiro |
Entrega da Documentação | 01 a 24 de fevereiro |
Análise das inscrições e documentação - 2ª etapa | 02 a 31 de março |
Divulgação do resultado da 2ª etapa | Até 03 de abril |
Solicitação de recurso da 2ª etapa | 04 e 05 de abril |
Análise dos recursos e divulgação | 06 a 13 de abril |
Entrevistas 3ª etapa | 17 de abril a 12 de maio |
Divulgação do resultado parcial | Até 15 de maio |
Solicitação de recurso da 3ª etapa | 18 e 19 de maio |
Análise dos recursos | 22 a 25 de maio |
Resultado final da seleção | 25 de maio |
Assinatura do Termo de Compromisso | 26 a 31 de maio |
Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
25/01/2017
Redes Sociais