Curso FIC
Campus Avançado Carmo de Minas capacita alunos para atuarem com turismo na Rota de Café Especial
Os alunos dos cursos técnicos em Administração e Alimentos participaram de um Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), realizado em parceria com a Rota do Café Especial, entre os dias 27 de novembro e 01 de dezembro de 2017. Os alunos foram capacitados para atuarem como condutores de roteiros de turismo de experiência na Rota do Café Especial entre Carmo de Minas e São Lourenço, oferecendo abordagem completa.
Os instrutores Renata Prado, gestora da Rota, e Gabriel Guimarães, da Unique Cafés, apresentaram técnicas de guia; sustentabilidade e turismo aplicados à cadeia produtiva do café especial; comunicação, expressão e desenvolvimento interpessoal do guia turístico; ética e cidadania na prestação de serviços turísticos. Gabriel Guimarães, que é barista, também desenvolveu os conceitos básicos de degustação de café e Lateart. O refinamento cultural ficou a cargo de Simone Ribeiro, que conduziu os alunos numa visita guiada na Galeria de Arte Paiva Frade para receberem conceitos de arte e cultura.
Noções de primeiros socorros aplicados às situações ocorridas na rota turística foram tecnicamente apresentadas pelo Soldado Leonardo Lemes de Paula, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Fechando o ciclo de conhecimento, os alunos fizeram um resgate de histórias e vivências dos costumes locais, enriquecendo e valorizando os aspectos históricos, além de participarem do roteiro “Do pé à xícara”, para consolidarem a aprendizagem de guias de turismo de experiência. Gabrielly Ferreira, da Rota do Café especial e aluna no Campus Avançado Carmo de Minas, é a coordenadora do turismo de experiência e organizou este passeio para os colegas do IFSULDEMINAS. A professora Lílian Vanessa Silva coordenou o curso.
A gestora do Rota do Café Especial, Renata Prado, comentou que ficou muito satisfeita com os resultados do FIC, e percebeu que os alunos se transformaram em coffeelovers e estão aptos a atuarem profissionalmente como condutores de turismo de experiência. Ela ressalta que o objetivo de estimular vivências e o engajamento nas comunidades locais, gerando aprendizados significativos e memoráveis, foi alcançado. Mateus Moreira, do curso Técnico em Administração, resumiu a percepção de todos os colegas expressando que agora “faz sentido fazer sentido”; que é a essência do turismo de experiência vivenciada no FIC. O encerramento do curso FIC foi realizado na Fazenda do Sertão, onde se vivencia o roteiro “Do pé à xícara”. O Campus Avançado Carmo de Minas foi representado pelo diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Luiz Gustavo de Mello que parabenizou os alunos e agradeceu à Rota do Café Especial esta oportunidade de parceria.
Texto: Professora Lilian Vanessa
Revisão: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
Fotos:Luiz Gustavo de Mello e Gabrielly Ferreira de Moura
18/12/2017
Redes Sociais