Página inicial > Notícias > I Mostra de Profissões

I Mostra de Profissões

Publicado: Sexta, 24 de Novembro de 2017, 09h21 | Última atualização em Quarta, 20 de Junho de 2018, 15h40

Mostra de Profissões no Campus Avançado Carmo de Minas foi um Sucesso!

No sábado letivo (18/11/2017) o Campus Avançado Carmo de Minas realizou a I Mostra de Profissões. O evento reuniu oficinas do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do Curso Técnico em Administração Subsequente e do Curso Técnico em Alimentos Subsequente. O evento é aberto a toda comunidade de Carmo de Minas e região. Contou com visitantes que puderam conhecer a estrutura do Campus e os trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

Seguem abaixo breves descrições das oficinas:

Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio (Texto Max Olinto Moreira)

No âmbito do curso técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, os alunos tiveram a oportunidade de apresentar uma parte dos conteúdos que são trabalhados em sala de aula. Em termos de espaço físico e disposição das bancadas, o laboratório de informática assumiu uma configuração diferente para receber os visitantes. Foi possível apreciar os trabalhos relacionados às disciplinas: Arte e Design (1º e 2º ano), Linguagem de Programação I, Redes de Computadores, Lógica de Programação, Fundamentos de Informática (Hardware) e Banco de Dados.

Cada trabalho apresentado no computador, na forma de estande, permitiu que os alunos explicassem aos visitantes os pontos mais importantes de cada disciplina e compartilhassem um pouco da experiência de estarem fazendo um curso Técnico Integrado. Mereceu destaque também os softwares desenvolvidos pelos alunos do 2º ano, Gustavo Vieira e Vítor Ramos. Gustavo implementou uma aplicação CRUD(Create, Read, Update e Delete) que faz um cadastro simples usando a linguagem de Programação Java e o banco de Dados MySQL. Já Vítor Ramos implementou um chat web, fazendo uso de recursos de Rede e das linguagens de programação para Web: HTML, Javascript e CSS. Ambos implementaram de maneira voluntária, sem qualquer vínculo com as disciplinas, visando apenas o aperfeiçoamento técnico. Todos foram muito elogiados pelos trabalhos e pelas explicações.

Curso Técnico em Administração

Oficina de Perfil de Investimento

Essa oficina proporcionou aos participantes a oportunidade de identificação do perfil de investidor. As instituições de investimentos, geralmente, aplicam um questionário com perguntas que identificam qual o perfil do investidor, seja ele conservador, moderado e agressivo. Esse perfil serve para identificar qual o melhor investimento de acordo com as características do investidor, adequando os melhores investimentos e proporcionado melhores retornos e satisfação aos investidores.

Oficina de Currículos

Foi abordada a forma correta para a confecção de currículos abordando os itens necessários e também aqueles que não devem ser adicionados ao documento. Também a apresentação quanto à formatação aconselhada para uma boa impressão inicial junto às empresas.

Oficina de Processo Seletivo em Entrevistas de Emprego

Após a oficina de currículos os visitantes foram convidados a conhecer os processos relativos à seleção de emprego. Nesse espaço eles tiveram a oportunidade de saber temas sobre o comportamento, a apresentação, perguntas e itens importantes sobre as empresas e outros temas importantes que podem acontecer durante um processo de seleção.

Curso Técnico em Alimentos

Oficinas de fabricação de alimentos

Os alunos do Módulo IV do Curso Técnico em Alimentos apresentaram seus conhecimentos nas oficinas de fabricação de alimentos. Um bolo produzido com arroz (sem glúten) e um quibe enriquecido com legumes (abobrinha e cenoura) serviram de base para que o público recebesse informações sobre alimentos alergênicos, desenvolvimento de novos produtos, processos de fabricação em batelada e contínuos, técnicas de conservação e uso de aditivos, critérios higiênico-sanitários na produção, contaminações microbiológicas e aspectos de rotulagem. Além disso, os alunos responderam várias perguntas dos convidados e finalizaram a demonstração de sua profissão servindo os produtos para que todos degustassem.

Oficina de Análise de qualidade na indústria de alimentos: acidez titulável e pH. (Texto Adriano Alvarenga Gajo)

Esta amostra possibilitou que os participantes pudessem relacionar conhecimentos de química orgânica relacionando com análises de cotidiano praticas pelas indústrias alimentícias. Os alunos do Módulo II administraram as atividades com explicações sobre os principais ácidos orgânicos encontrados nos alimentos e sobre a importância do pH nos produtos acabados, bem como nas matérias-primas. Após elucidarem estes conceitos, foi realizado na prática análise de acidez titulável em amostra de leite e mensuraram pH em amostras de leite e vinagre.

Oficina de Análise sensorial de iogurte sabor açaí, com variação de leite integral e desnatado

Ao escolher este produto os alunos tiveram como objetivo agregar um novo sabor ao iogurte utilizando como matéria prima polpa de açaí, um alimento considerado de bom valor nutricional por possuir uma composição rica em compostos antioxidantes, ácidos graxos poli-insaturados, fibras e proteínas. A análise foi realizada por 101 provadores, sendo estes visitantes da comunidade, discentes e servidores do Instituto Federal.

Texto: Adriano Alvarenga Gajo/Belami Cássia da Silva/
José Celso de Castro/Lilian Vanessa Silva/