Página inicial > Notícias > Segundo Dia Escolar

Segundo Dia Escolar

Publicado: Terça, 03 de Outubro de 2017, 09h10 | Última atualização em Quarta, 07 de Março de 2018, 10h07

Segundo Dia Escolar no Campus Avançado Carmo de Minas

No último dia 22 de setembro de 2017, aconteceu no Campus Avançado Carmo de Minas, o 2º Dia Escolar. Esta segunda etapa do evento foi promovido pela Pró-Reitoria de Ensino (PROEN) juntamente com o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas – NAPNE deste campus. Participaram do evento professores e técnicos administrativos envolvidos na área educacional.

O tema abordado foi “Educação Inclusiva no IFSULDEMINAS” por meio de um ciclo de palestras com profissionais da área que permitiram um olhar mais inclusivo com base em experiências adquiridas ao longo de experiências de trabalhos e pesquisas. Parte do evento foi transmitido ao vivo, pelo canal do YouTube TV IFSULDEMINAS durante toda manhã. Na parte da tarde, houve um novo momento de apresentações como do prof. Adriano Alvarenga Gajo coordenador do NAPNE do Campus Avançado Carmo de Minas, com intuito de elucidar as competências e as atividades exercidas pelo NAPNE, relando casos de atendimento de alunos no campus e ações já realizadas por parte desta comissão. Outra palestra proferida foi pela psicopedagoga Eliza Henriques Nogueira apresentando as temáticas: PDI, fluxograma, encaminhamentos, avaliações modelos e como desenvolver.

Dentre as atividades, foi realizado um Plano de Ação em Educação Inclusiva, que foi amplamente discutido com a colaboração de todos participantes, perfazendo um levantamento dos problemas com apontamento das ações corretivas com estabelecimento de prazos para solucioná-los.

O 2º Dia Escolar do IFSULDEMINAS foi uma excelente oportunidade de aproximar os servidores da educação de um assunto pontual que merece muita atenção e sensibilização, visto que a mudança não é somente de estruturas físicas ou alterações curriculares, vai muito além, havendo uma necessidade do empenho dos educadores na aceitação e valorização das diferenças.

Texto: Professor Adriano Alvarenga Gajo
Fotos: Professor Luiz Gustavo de Mello