Página inicial > Notícias > III Semana do Livro

III Semana do Livro

Publicado: Quarta, 01 de Novembro de 2017, 10h32 | Última atualização em Quarta, 20 de Junho de 2018, 15h31

III Semana Nacional do Livro e Biblioteca 2017

As comemorações da III Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foram realizadas pela Biblioteca “Murilo Rubião” - Campus Avançado de Carmo de Minas, entre os dias 23 e 27 de outubro, tendo como objetivo aproximar os alunos e comunidade do universo da leitura, mostrando assim, a sua importância para a transformação social e ampliação do conhecimento.

A programação contou com o “Bingo literário”, onde os participantes citavam títulos ou autores de obras de diferentes gêneros literários, que eram sorteados. Para o aluno Marcelo Miguel Aureliano, do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, o bingo literário foi “muito interessante, pois me fez lembrar dos livros que já li e me ajudaram a construir que eu sou hoje.” Já a aluna Sabrina Souza Rodrigues, do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, disse que foi “uma experiência divertida e de troca de conhecimento sobre diferentes obras literárias.”

Visando estimular a leitura, teve também o “Encontro às escuras com a leitura”, onde os usuários escolhiam um livro baseado em uma frase que remetia ao conteúdo da obra, sem saber qual o título ou autor se referia a obra. Para a aluna Ana Júlia Pereira da Silva Carvalho, do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, a experiência “Foi muito interessante porque é uma coisa inesperada. Você pega um livro de 350 páginas confiando apenas em uma frase.” Rafael dos Santos Pereira, vigia do Campus, achou “que o livro foi bem de encontro com as perspectivas do que leu no parágrafo e que proporcionou novos conhecimentos ao tema que vem estudando”.

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída pelo Decreto nº 84.631, de 09 de abril de 1980, institui a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. O início das comemorações da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca é estabelecido dia 23 com término dia 29 de outubro, data consagrada como Dia Nacional do Livro, pela Lei nº 5.191, de 18 de dezembro de 1966. A escolha da data como “Dia Nacional do Livro” dá-se em razão da fundação da Real Biblioteca no Brasil, hoje Fundação Biblioteca Nacional, em 29 de outubro de 1810. De acordo com o decreto, nessa semana, atividades folclóricas e culturais devem ser levadas a efeito em todo o país. A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca é gratuita e aberta a comunidade acadêmica e ao público em geral.

Texto e fotos: Natália Rodrigues Silva - Bibliotecária
Data: 01/11/2017