Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Comer Café
Início do conteúdo da página

Comer Café

Publicado: Terça, 04 de Julho de 2017, 11h27 | Última atualização em Quarta, 20 de Junho de 2018, 15h30

Comer café e as quintandeiras do Carmo  

As Quitandeiras do Carmo foram recebidas no Laboratório de Processamento de Alimentos do Campus Avançado Carmo de Minas para o curso de Formação Inicial e Continuada - FIC Vamos comer um café? O uso gastronômico do café. O curso foi especialmente ofertado para capacitá-las para prepararem e comercializarem alimentos com café no I Festival do Café Especial, que acontecerá no município entre 15 e 17 de setembro de 2017. 

fic cafe naked cake

As atividades práticas ocorreram nos dias 24, 25 e 31 de agosto e foram ministradas pelo gastrônomo Gabriel Freitas, com a participação da Profa. Lílian Vanessa complementando a preparação dos pratos com orientações sobre Boas Práticas de Manipulação. No dia 30 de agosto houve ações de planejamento e organização das equipes para atuarem no Festival. As participantes do curso ainda puderam conhecer as instalações do Campus. Em 05 de setembro as quitandeiras receberão orientação para a montagem de porções, do cardápio e conservação de alimentos com a professora Lílian Vanessa; e para a formação de preços com o professor José Celso de Castro.

Pratos doces e salgados contendo café como ingrediente foram ricamente apresentados por Gabriel Freitas, que preparou para as Quitandeiras: filé de frango flambado com batatas a provençal, molho jus e confit de minitomates; patê de café em canapés com presunto de parma e no pão de queijo; arroz doce com café; ragu de carne bovina com molho de café e aligot de batatas inglesa e baroa; macarrão gravatinha com molho de café; naked cake com creme de café; rosca com ganache de café e com caramelo de café com uvas passas; pão de café recheado com muçarela e tomate. Confira as fotos!

Gabriel Freitas comentou que foi desafiador, interessante e muito gratificante elaborar preparações com café, especialmente as salgadas; mas que este ingrediente oferece aroma, sabor e textura inusitados e surpreendentes aos pratos.

Este FIC foi realizado com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Carmo de Minas, que selecionou as Quitandeiras e forneceu o material. E contou com o apoio das alunas do Curso Técnico em Alimentos Ester Nazareth Policarpo da Graça, Eveline Silva Carneiro e Natália Moreira Mafra para a realização das atividades práticas.

Maria dos Santos, a Santa como é conhecida em Carmo de Minas, conta com entusiasmo que amou o curso; que foi ótimo, proveitoso e superou as expectativas dela. Santa já fez um doce para experimentar a culinária do café e se sente segura para fazer muito mais. Ela agradece a todos os envolvidos pela oportunidade de ter participado do FIC e espera que haja outros.

A aluna Natália Moreira Mafra achou que o mais relevante foi aprender a culinária salgada com o café, pois, além de ser pouco explorada, resulta em sabores inusitados e surpreendentes, capazes de conquistar tanto os apreciadores de café e quem nem consome a bebida. O café se apresenta como um tempero, uma nota interessante que valoriza a preparação salgada, sendo possível sentir o sabor dos alimentos com um toque especial do café!

O projeto Vamos comer um café? O uso gastronômico do café foi iniciado em 2015 pela professora Lílian Vanessa. A Secretária de Cultura, Cinthia Coli, e a professora Lílian concordam que o curso FIC foi importante para apresentar às Quitandeiras as potencialidades do uso do café, ampliando a oportunidade de negócios com o café para além da fazenda e da xícara!

Texto: Lílian Vanessa Silva
Fotos: Natália Moreira Mafra
Data: 04/07/2017

registrado em:
Fim do conteúdo da página