Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Expedição IFSULDEMINAS
Início do conteúdo da página

Expedição IFSULDEMINAS

Publicado: Quarta, 07 de Março de 2018, 13h49 | Última atualização em Quarta, 07 de Março de 2018, 13h54

Campus Avançado Carmo de Minas participar do Projeto Expedição IFSULDEMINAS

O projeto IF em Ação: Campus Carmo de Minas promovendo o desenvolvimento regional converge com o compromisso do IFSULDEMINAS com educação de qualidade, bem como a promoção do bem-estar social. O projeto integra o Programa Institucional de Extensão “Expedição IFSULDEMINAS” cuja premissa visa a contribuir de forma efetiva para a formação de cidadãos críticos e atuantes no que concerne a interação entre as atividades acadêmicas e os serviços prestados à comunidade.
Foram desenvolvidos cinco minicursos no município de Pedralva, entre os dias 10 e 14 de julho, nas seguintes áreas de conhecimento: “Direitos Humanos e Justiça”, “Educação”, “Tecnologia e Produção”, “Meio Ambiente” e “Trabalho”. Alunos voluntários, expedicionários que pelo trabalho realizado foram carinhosamente chamados de “alunos-professores” pelos moradores da cidade, foram a campo com o propósito de promover a transformação social e crescimento econômico local e obtiveram resultados que superaram as expectativas.

Sob a responsabilidade de Letícia Souza e Gustavo Mendes Silva foi desenvolvido o minicurso “EMPREENDEDORISMO E SOLUÇÕES AUTOSSUSTENTÁVEIS” com foco nos mecanismos necessários para a arte de empreender com sucesso. O minicurso “IMPORTÂNCIA DO PROCESSO COMUNICACIONAL, O FORTALECIMENTO DAS RELAÇÕES E MOTIVAÇÃO PROFISSIONAL” ficou a cargo de Giovana Yukie Fujikawa Oda e Mariana Ribeiro Santos que demonstraram, dentre outros aspectos, a importância das relações interpessoais no ambiente de trabalho. Os minicursos acima citados ocorreram na Secretária Municipal de Educação.

Técnicas de planejamento para gerir o orçamento familiar foram contempladas no minicurso “Economia Doméstica” ofertado por Mateus H. C. Moreira e Rebeca de Souza Nilson no Clube Operário. O minicurso “INFORMÁTICA BÁSICA: PACOTE OFFICE BÁSICO PARA A CONSTRUÇÃO DE TEXTOS, PLANILHAS, APRESENTAÇÕES” teve como sede a Escola Estadual Comendador Mário Goulart Santiago e apresentou à comunidade uma oportunidade de aperfeiçoar e aprimorar conhecimentos na área de informática; sendo ministrado Diovana Nunes da Silva e Luhanna Rohsner Lozano. Ambos os discentes supracitados são do Curso Técnico em Administração.

A Escola Municipal Dr. Carlos Ribeiro Filho recebeu o minicurso “APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS” que apresentou, não apenas na teoria, questões cruciais sobre o aproveitamento dos alimentos, pois através de aulas práticas Eveline S. Carneiro e Edmilson Tomáz dos Santos do Curso Técnico em Alimentos proporcionaram aos seus alunos degustação de receitas que receberam inúmeros elogios. Inclusive, instigou a Secretaria Municipal de Educação a convidá-los a realizar novo minicurso direcionado às servidoras responsáveis pelo preparo da merenda escolar. Expedição 2017: 68 alunos assistidos pelos minicursos e a certeza de conhecimento compartilhado.

Vivência em Pedralva

A recepção calorosa da população extremamente acolhedora e aberta ao diálogo só fez enriquecer a experiência da expedição. No sítio Candolas, aos cuidados da Dona Helô, além do alojamento dos participantes foram realizadas as reuniões diárias visando superar as dificuldades e adequar-se à realidade das salas de aulas heterogêneas. Cada relato somado ao propósito maior, a partilha de conhecimentos, brindou a todos com lições de vida majestosas. Todo o suporte disponibilizado pela prefeitura e Secretaria de Educação merece menção, uma vez que se propuseram a estabelecer parcerias com o IFSULDEMINAS, promovendo o desenvolvimento regional e convergindo com perspectiva de fomento da educação de qualidade.

Importância para o campus e para a comunidade de Pedralva

A via de mão dupla que caracteriza a extensão acadêmica é marcada, sobretudo, pela superação do assistencialismo no desenvolvimento de um projeto. Nessa concepção, os conhecimentos produzidos nos processos de ensino e pesquisa, quando disseminados à comunidade, tornam-se verdadeiros vetores de transformação da realidade local e, ao mesmo tempo, elementos pedagógicos para produção de novos conhecimentos pela comunidade acadêmica, composta por servidores e alunos. As atividades vivenciadas em Pedralva deixaram essa perspectiva evidente: ao mesmo tempo em que um grupo de alunos-professores trabalhava em sala de aula conceitos relacionados ao empreendedorismo e à economia, outro grupo trocava experiências com a população local em seus locais de trabalho, como pequenos comércios e propriedades rurais.

Técnicas de aproveitamento de alimentos, assim como compartilhadas com o público dos minicursos, foram colocadas em prática a partir da realidade de cozinheiras e merendeiras, ampliando a visão de mundo dos estudantes participantes do projeto.
O Projeto Expedição, como desenvolvido, proporcionou a vivência da extensão acadêmica em sua essência e, além disso, na indissociabilidade com a pesquisa e o ensino. A própria organização das observações e dados coletados pelos alunos, em forma de relatos de experiência, serve como ponto de partida para a produção de novos conhecimentos em sala de aula e nos laboratórios que compõem o campus.

O Projeto evidencia uma das principais características do processo educacional: cada um tem algo a ensinar e aprender. Como afirma Paulo Freire, a extensão permite compreender que a educação, feita por alunos e professores, é uma forma de intervenção no mundo; intervenção orientada pelo ensino, que não existe sem a pesquisa, e a pesquisa, que não existe sem o ensino. A parceria entre o IFSULDEMINAS Campus Avançado Carmo de Minas e a prefeitura de Pedralva, além de importante diálogo institucional, abriu portas para o desenvolvimento local feito de maneira transformadora.

Texto: Lucas Barbosa Pelissari
Fotos: Expedicionários
Data: 25/07/2017

registrado em:
Fim do conteúdo da página