Vestibular 2018/2º Semestre
Disponível resultado final das ações afirmativas e segunda chamada
Relatório da análise das ações afirmativas
O Instituto Federal do Sul de Minas torna público o resultado final da análise das ações afirmativas e convocação dos candidatos para segunda chamada de matrículas.
Publicado em 18 de junho de 2018
_______________________________________________________________
Começa o processo seletivo do Vestibular 2018/2º semestre do IFSULDEMINAS
Candidatos podem se inscrever até dia 09 de abril e pedir isenção da taxa de inscrição até 19 de março
O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) abre nesta sexta-feira, dia 09 de março, as inscrições para o Vestibular do 2º semestre de 2018. Os editais que regulamentam o processo seletivo estão disponíveis no site do Vestibular. Ao todo, são oferecidas 375 vagas para cursos técnicos nos municípios de Carmo de Minas, Muzambinho, Poços de Caldas e Três Corações. Além de 112 vagas para graduações nos campi de Machado e Muzambinho. Todos os cursos ofertados neste processo seletivo são presenciais e gratuitos.
Inscrições
As inscrições podem ser realizadas a partir desta sexta-feira, 09 de março e seguem até às 23h59 do dia 09 de abril. Os candidatos deverão acessar a página https://vestibular.ifsuldeminas.edu.br/, utilizar os documentos de identificação (RG e CPF) e preencher todos os dados solicitados no formulário; além de responderem ao questionário socioeconômico, cujo preenchimento é obrigatório.
Ao final do processo, será necessário emitir a Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento da taxa, no valor de R$ 30 para os cursos técnicos e R$ 60 para cursos superiores. Neste ano, o pagamento da taxa de inscrição poderá ser efetuado até o dia 10 de abril em qualquer agência bancária ou lotérica. Para os candidatos que não possuem acesso à internet, os campi disponibilizarão computadores.
Isenção da taxa de inscrição
O candidato que possuir renda por pessoa da família igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e tiver concluído o ensino médio em escola da rede pública ou com bolsa integral em escola da rede privada pode solicitar a isenção da taxa de inscrição no Vestibular no período de 09 de março a 19 de março. Para isso, o interessado deve encaminhar à COPESE do Campus onde deseja estudar (os endereços constam no item 5.1.1 do Edital), pessoalmente ou via Correios, o requerimento específico preenchido (que consta no Anexo II do Edital) e a documentação comprobatória de vulnerabilidade socioeconômica solicitada (listada no item 5.1.2 do mesmo Edital).
O período de inscrição no Vestibular para quem pedir a isenção da taxa de inscrição é diferente do prazo dos demais candidatos e deve ser feita obrigatoriamente até o dia 19 de março, sob pena de ter o pedido de isenção desconsiderado.
A COPESE divulgará, a partir do dia 27 de março de 2018, uma lista com os candidatos contemplados com a isenção da taxa de Inscrição. A lista estará disponível na página do Vestibular. O resultado final será publicado a partir do dia 02 de abril.
Caso o pedido de isenção da taxa de inscrição seja deferido, ou seja aceito, o candidato deverá desconsiderar a GRU e não precisará realizar o pagamento da taxa. Caso a solicitação não seja aceita, o candidato deverá imprimir a GRU e pagar a taxa até o dia 10 de abril em qualquer agência bancária ou lotérica.
Confira abaixo o Cronograma parcial do Vestibular do 2º semestre de 2018:
Evento |
Data/Período |
Pedidos de isenção de taxa de inscrição | 09/03/2018 a 19/03/2018 |
Inscrição para o Processo Seletivo | 09/03/2018 a 09/04/2018 |
Resultado Parcial dos pedidos de isenção de taxa de inscrição | a partir de 27/03/2018 |
Resultado Final dos pedidos de isenção de taxa de inscrição | a partir de 02/04/2018 |
Último dia para pagamento da taxa de inscrição | 10/04/2018 |
Período para retirada do Comprovante Definitivo de Inscrição | a partir de 25/04/2018 |
Processo Seletivo | 06/05/2018 |
Ações afirmativas
Do total de vagas ofertadas, 50% (cinquenta por cento) serão reservadas à inclusão social pelas vagas de ações afirmativas destinadas a candidatos que tenham cursado, integralmente, o ensino médio/ensino fundamental em escolas públicas, para os processos seletivos dos cursos superiores, respeitando-se a proporção mínima de autodeclarados pretos, pardos e indígenas do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o estado de Minas Gerais. Os outros 50% serão destinadas à ampla concorrência, sendo que, destes, 5% serão reservadas para candidatos com deficiências, comprovadas por laudo. Para ingresso por meio das ações afirmativas, o candidato deve ler atentamente o item 8 do Edital.
Provas
As provas do Vestibular do 2º semestre de 2018 serão realizadas no domingo, dia 06 de maio de 2018, das 08h45 às 12h45. Nesse dia, o candidato deverá se dirigir ao campus para o qual se inscreveu, levando um documento oficial de identificação original com foto e o comprovante definitivo de inscrição (CDI), que estará disponível a partir de 25 de abril na página www.ifsuldeminas.edu.br/vestibular.
Para os cursos técnicos, os candidatos farão uma redação e responderão 30 questões de múltipla escolha sobre Matemática e Língua Portuguesa, de acordo com conteúdos do Ensino Médio para os cursos subsequentes, publicados na página do Vestibular.
Já as provas para ingresso nos cursos superiores constarão de uma redação e de 50 questões de múltipla escolha sobre Português, Literatura Brasileira, Matemática, Língua Estrangeira, Química, Biologia, Geografia, História e Física. Além de serem exigidas as obras literárias: “Amar, verbo intransitivo”, de Mário de Andrade, e “A menor mulher do mundo”, de Clarice Lispector.
O resultado final do processo seletivo deve ser divulgado a partir do dia 07 de junho de 2018.
Texto: ASCOM/IFSULDEMINAS - Reitoria
Data: 09/03/2018
Redes Sociais