Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

EduCafé

Publicado: Quarta, 30 de Maio de 2018, 15h15 | Última atualização em Quarta, 20 de Junho de 2018, 14h44

Um gabaritado degustador apresenta as amplas possibilidades de atuação profissional no mercado de café aos alunos do EduCafé

A degustação de café é o ofício/arte de provar e avaliar a fragrância, o aroma e o sabor, entre outros atributos sensoriais do café para classifica-lo segundo a Classificação Oficial Brasileira (COB) ou a escala de pontuação da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).

A trajetória para se tornar um degustador de cafés foi traçada para os alunos do EduCafé pelo experiente Sr. Ricardo Alouise Júnior. Ele é Classificador e Degustador Oficial habilitado para realizar arbitragens de café perante o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA e Degustador Q-Grader de café, ou seja, um degustador oficial mundialmente reconhecido. Atualmente, ele também atua como instrutor do Senar Minas para cursos de classificação e degustação de cafés e na empresa UNA Cafés Especiais.

A entrada do Sr. Ricardo no universo do café é interessante e serviu como ponto de partida tanto para apresentar aos participantes um pouco da história recente do café no Brasil, partindo do extinto Instituto Brasileiro do Café – IBC, quanto para demonstrar o caminho a seguir para os que se interessam pela área.

A palestra foi rica de histórias entremeadas pelas explicações técnicas sobre a classificação do café, a importância da torra e as características de degustação. Ressaltou-se a importância de cada um observar seu olfato e o paladar, pois são as ‘ferramentas’ do degustador, que deve ser capaz de perceber e relatar aromas, fragrâncias e sabores sutis presentes nos cafés. Ricardo Alouise estimulou os alunos a buscarem uma formação sólida e séria em cafés aos interessados, pois esta região da Mantiqueira de Minas possui um terroir único e especial, que proporciona muitas oportunidades de trabalho com cafés especiais e raros. Salientou que quem dominar a língua inglesa tem vantagens na conquista das melhores vagas de trabalho e todos deveriam aprender inglês.

A aluna Natália Moreira Mafra comentou que “foi muito interessante e motivador perceber como o Sr. Ricardo iniciou sua carreira, pois ficou claro que todos podem conhecer, aperfeiçoar e treinar seu paladar para degustar café, tendo dedicação e determinação”.

EduCafé – ações educativas em café tem apresentado a cadeia do café especial aos alunos do Curso Técnico em Alimentos e aos técnicos em alimentos formados no Campus Avançado Carmo de Minas.Palestras são proferidas por profissionais especialistas em cada tema, representando empresas e instituições da região, o que fortalece a formação de mão de obra pelo Campus Avançado Carmo de Minas e o contato dos alunos e técnicos em alimentos com o mercado de trabalho.

Confira as fotos!

Texto: Lílian Vanessa Silva
Fotos: Natália Moreira Mafra e Reginaldo Vieira
Publicado em 30/05/2018

registrado em:
Fim do conteúdo da página