Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Café nos armazéns
Início do conteúdo da página

Café nos armazéns

Publicado: Terça, 15 de Maio de 2018, 10h06 | Última atualização em Quarta, 20 de Junho de 2018, 14h42

Traders da Cocarive apresentam os critérios de beneficiamento, preparo e armazenagem de café cru nos armazéns

A conservação do café cru nos armazéns é ponto chave para a manutenção da qualidade dos grãos. As condições de beneficiamento, preparo e armazenagem fazem parte do conjunto de operações necessárias para garantir que um café especial permaneça com as suas características até o momento de se transformar em bebida.

Beneficiamento, preparo e armazenagem do café cru nos armazéns foi o tema apresentado no Educafé pelos traders Wellington Carlos Pereira e Hugo Silva Ferreira da Cooperativa Regional dos Cafeicultores do Vale do Rio Verde – Cocarive. Eles iniciaram apresentando os diversos critérios de classificação e foram traçando o paralelo entre as características do café tradicional (comum – commodity) e do especial, incluindo as condições de desclassificação de café. Na sequência, apresentaram as operações de beneficiamento e os cuidados aplicados pela Cocarive para selecionar os grãos e controlar os lotes, tanto pelos colaboradores, quanto pelos modernos equipamentos de processamento. Ressaltaram as condições adequadas de armazenagem necessárias para manter a qualidade dos grãos e finalizaram apresentando as inovações de embalagem que têm sido um diferencial na conservação de café cru e estão sendo utilizadas pela Cooperativa para valorizar os cafés especiais de seus associados.

A apresentação foi esclarecedora e rica de informações sobre as condições reais de trabalho e desafios vivenciados no beneficiamento, preparo e armazenagem, incluindo o transporte e entrega de grãos de café especial aos clientes em diversas partes do mundo. Wellington e Hugo foram muito aplaudidos pelos participantes e ambos ressaltaram que a iniciativa do EduCafé é importante para educar as pessoas para entenderem e valorizarem o café especial, melhorar a qualidade da mão de obra para o setor e aproximar os técnicos em alimentos do mercado de trabalho. Também afirmam que foi desafiador e edificante contribuir para o desenvolvimento deste projeto.

EduCafé – ações educativas em café está apresentando a cadeia do café especial aos alunos do Curso Técnico em Alimentos e aos técnicos em alimentos formados no Campus Avançado Carmo de Minas. Palestras são proferidas por profissionais especialistas em cada tema, representando empresas e instituições da região, o que fortalece a formação de mão de obra pelo Campus Avançado Carmo de Minas e o contato dos alunos e técnicos em alimentos com o mercado de trabalho.

Texto e fotos: Lílian Vanessa Silva
Publicado em:15/05/2018

registrado em:
Fim do conteúdo da página