Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > A história do café
Início do conteúdo da página

A história do café

Publicado: Terça, 08 de Maio de 2018, 13h54 | Última atualização em Quarta, 20 de Junho de 2018, 14h21

A história do café – passado, presente e futuro na região da Serra da Mantiqueira é apresentado no EduCafé

Um tema interessante foi apresentado como terceira palestra do EduCafé por Caio Pereira de Castro, Coffee Chef da Carmocoffees, abordando “Passado, presente e futuro, um panorama do café na região da Serra da Mantiqueira de Minas”.

O atrativo começou com uma degustação de café obtido por diferentes técnicas de extração da bebida. Os princípios de cada técnica foram explicados, ressaltando-se a importância disso no cenário atual de consumo dos cafés especiais e o alto nível dos especialistas em preparo de café observado em competições nacionais e internacionais. Caio Pereira comentou que as oportunidades de atuação profissional no segmento do café são abrangentes e diversificadas, e que buscar aprofundamento de conhecimento é fundamental para trilhar um caminho de sucesso. Ele foi assessorado no preparo dos cafés por Ariel Mendes, da Carmocoffees, o que ocorreu no Laboratório de Processamento de Alimentos do Campus Avançado Carmo de Minas.

Na sequência, a história foi apresentada iniciando pela chegada do café na região, citando-se fatos relevantes e culminando no amplo trabalho realizado para o levantamento das características únicas da Mantiqueira de Minas, que permitiram a conquista da Indicação Geográfica e Indicação de Procedência para os cafés obtidos aqui.

Caio destacou a importância dos aspectos socioculturais que permeiam o cultivo do café e demonstrou como a nova geração de cafeicultores iniciou a busca e a conquista do reconhecimento de produção de cafés de alta qualidade – os “especiais”. Ilustrou com sua própria trajetória um caminho que pode ser seguido pelos jovens estudantes que buscam o setor de café como área de atuação profissional. Ele explicou o envolvimento e responsabilidade do profissional que atua como Coffee Chef, que deve conhecer a rastreabilidade de cada lote de café, da lavoura à qualidade da bebida na xícara, envolvendo condições justas de produção, como a proibição de trabalho escravo e infantil, por exemplo.

Quanto ao futuro, Caio Pereira destacou o crescimento vertiginoso que o segmento de cafés especiais vem alcançando anualmente em todo o mundo. Isso vai gerar oportunidades para quem estiver qualificado profissionalmente, pois este mercado é muito exigente. Esclareceu que são apenas alguns micro lotes com poucas sacas de café que alcançam preços muito altos, mas que profissionais de várias áreas têm trabalhado para aumentar a quantidade de cafés especiais na região da Mantiqueira de Minas.

A apresentação foi encerrada com um posicionamento muito positivo de Caio, afirmando que “- Ainda temos muito que aprender e evoluir na busca por dias melhores na cafeicultura, mas muito além que conhecimento, esse trabalho me traz esperança em um futuro próspero para aqueles que estão dispostos, mesmo em regiões de montanha, a continuar o seu fazer herdado por gerações”.

EduCafé – ações educativas em café está apresentando a cadeia do café especial aos alunos do Curso Técnico em Alimentos e aos técnicos em alimentos formados no Campus Avançado Carmo de Minas. Palestras são proferidas por profissionais especialistas em cada tema representando empresas e instituições da região, o que fortalece a formação de mão de obra pelo Campus Avançado Carmo de Minas e o contato dos alunos e técnicos em alimentos com o mercado de trabalho.

Texto: Lílian Vanessa Silva
Fotos: Ariel Mendes e Lílian Vanessa Silva
Publicado em 08/05/2018

registrado em:
Fim do conteúdo da página