Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Palestra EduCafé
Início do conteúdo da página

Palestra EduCafé

Publicado: Segunda, 07 de Maio de 2018, 14h19 | Última atualização em Quarta, 20 de Junho de 2018, 14h20

Café Rancho São Gabriel realiza a segunda palestra no EduCafé

O segundo tema do EduCafé foi desenvolvido por Gustavo Patrocínio de Souza, do Café Rancho São Gabriel, abordando os “Tratos Culturais da Lavoura Cafeeira”; além de apresentar a trajetória da empresa, que é uma das mais antigas da região a trabalhar com a industrialização e vem consolidando sua marca para o café torrado e moído. 

As explicações foram muito ricas para a formação dos participantes, pois trouxeram explicações agronômicas que usualmente não são abordadas com profundidade no curso Técnico em Alimentos. Houve uma contextualização da importância do café para o Brasil, visualizada por dados da Companhia Brasileira de Abastecimento – Conab, e o detalhamento das informações sobre a lavoura cafeeira, desde as variedades de café plantadas na região até as técnicas mais recentes de poda que refletem em melhor produtividade e qualidade dos grãos.

Gustavo Patrocínio ressaltou aspectos geográficos e edafoclimáticos característicos da região da Serra da Mantiqueira que favorecem a obtenção de cafés com alta pontuação, os “cafés especiais”. Mas evidenciou que essa produção de boa qualidade não acontece se não houver tratos culturais adequados. Também destacou a importância da oferta deste conhecimento técnico para mais pessoas, visto que a demanda por cafés especiais está aquecida e muitos produtores estão começando a industrializar seus cafés, criando suas marcas e demandando mão de obra qualificada.

O tema despertou interesse, sobretudo pela apresentação descontraída do Gustavo Patrocínio, e houve muitas perguntas dos participantes. O Café Rancho São Gabriel ofertou seu produto para todos os alunos degustarem um café coado na hora e ainda sorteou 2 pacotes para os participantes. Todos ficaram muito satisfeitos!

EduCafé – ações educativas em café tem o objetivo de apresentar a cadeia do café especial aos alunos do Curso Técnico em Alimentos e aos técnicos em alimentos interessados, explorando este universo através de palestras e algumas aulas práticas. As palestras são proferidas por profissionais especialistas em cada tema, representando empresas e instituições da região, o que fortalece a formação de mão de obra pelo Campus Avançado Carmo de Minas e o contato dos alunos e técnicos em alimentos com o mercado de trabalho.

Texto e fotos: Lílian Vanessa Silva
Publicado em 07/05/2018

registrado em:
Fim do conteúdo da página