Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Palestra EduCafé
Início do conteúdo da página

Palestra EduCafé

Publicado: Quinta, 26 de Abril de 2018, 16h06 | Última atualização em Quarta, 20 de Junho de 2018, 14h17

Centro do Café realiza palestra no evento EduCafé promovido pelo Curso Técnico em Alimentos

EduCafé – ações educativas em café tem o objetivo de apresentar a cadeia do café especial aos alunos do Curso Técnico em Alimentos e aos técnicos em alimentos interessados, explorando cada tema através de palestras e aulas práticas. As palestras serão proferidas por profissionais especialistas em cada tema, representando empresas e instituições da região, o que fortalece a formação de mão de obra pelo Campus Avançado Carmo de Minas e o contato dos alunos e técnicos em alimentos com o mercado de trabalho.

A primeira palestra foi ministrada pela Valdinéia Simões Junqueira, do Centro do Café, e abordou as “Ações Empreendedoras no Mercado do Café Especial”. Ela abriu o EduCafé relatando o caso de sucesso do Centro do Café, empresa criada e comandada por Roney Vilela, que se consolidou através da comercialização de cafés especiais e hoje possui sua própria marca de café torrado e torrado e moído, além de uma exportadora.

Além das explicações, Valdinéia levou amostras de grãos de café especial e cafés com defeitos, pó de café especial e comum; e houve degustação de café especial, comparando seus atributos sensoriais com os do café torrado e moído comum disponível no mercado. Essas demonstrações enriqueceram a palestra!

Valdinéia Junqueira diz que é importante fortalecer a educação em café, especialmente para os estudantes, e que ficou honrada com o convite para participar desta ação. Os colaboradores Douglas Moura Castro e Nataline Nogueira Maciel, do Centro do Café, também estiveram presentes ao evento.

Os ex-alunos, agora técnicos em alimentos, formados nas turmas de 2015 e 2016 no Campus Avançado Carmo de Minas compareceram significativamente e acompanharão todo o EduCafé – ações educativas em café que será ofertado como curso de Formação Inicial e Continuada – FIC.

Texto: Lílian Vanessa Silva
Fotos: Douglas Moura Castro e Lílian Vanessa Silva
Publicado em 26/04/2018

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página