Página inicial > Notícias > Aula Prática - Açúcar

Aula Prática - Açúcar

Publicado: Quinta, 17 de Maio de 2018, 14h44 | Última atualização em Sexta, 22 de Junho de 2018, 14h46

Características de vários tipos de açúcar foram analisadas pelos alunos do Curso Técnico em Alimentos em aulas práticas

O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de açúcar de cana e o uso industrial dessa matéria prima beira os 50% da produção global. Os brasileiros estão entre os maiores consumidores de açúcar, tanto em consumo direto quanto através de produtos alimentícios processados com elevado teor de açúcar, como refrigerantes e biscoitos.

Este cenário torna o açúcar um ingrediente de destaque na formação dos técnicos em alimentos, que apreendem informações sobre o processo de fabricação deste alimento, os efeitos tecnológicos, químicos e bioquímicos provocados nos produtos alimentícios e os aspectos nutritivos relacionados ao consumo de açúcar pela população. Em aulas práticas, os alunos puderam observar e entender as características físicas de vários açúcares e comparar com as legislações que estabelecem parâmetros de qualidade e a categorização em Grupo, Classe e Tipo.

Para a realização das aulas práticas, açúcares do grupo I foram adquiridos no mercado, pois são produtos de varejo. Foram utilizados os açúcares cristal, cristal orgânico, refinado, de confeiteiro e mascavo. Porém, açúcares do grupo II são commodities comercializadas entre empresas e não estão disponíveis para a compra pelo consumidor final. Amostras de açúcar do grupo II, corriqueiramente chamado de açúcar industrial, foram cedidos ao Campus Avançado Carmo de Minas pela BIOSEV.

A BIOSEV é uma das líderes mundiais do setor sucroalcooleiro/sucroenergético, possui 13 unidades no Brasil e é associada da União da Indústria da Cana de Açúcar – Unica. A unidade de Lagoa da Prata/MG enviou para o Curso Técnico em Alimentos as amostras de açúcar VHP – very high polarization, com elevado teor de pureza em sacarose, mas com outros elementos que permitiram aos alunos entenderem a diferença de critérios legais entre os “açúcares de mesa” e os “açúcares industriais”, como os pontos pretos, por exemplo.

As aulas práticas foram realizadas nos Laboratórios de Processamento de Alimentos e Análises Físico-Químicas reforçando conceitos para os alunos das disciplinas Química de Alimentos, Processamento de Frutas e Hortaliças e Controle de Qualidade.

Texto: Lílian Vanessa Silva
Fotos: João Marcos Paiva, Ana Carolina Alves