Página inicial > Notícias > Projeto: Empresa Júnior

Projeto: Empresa Júnior

Publicado: Quarta, 26 de Dezembro de 2018, 13h17 | Última atualização em Sexta, 11 de Janeiro de 2019, 10h49

Projeto: Criação da Empresa Júnior no Campus Carmo de Minas

O Campus Avançado Carmo de Minas foi contemplado no edital 86/2017 com o projeto de criação da Empresa Júnior. A decisão foi de criar uma Empresa Jr. multidisciplinar que contemplasse a participação de alunos dos Cursos Técnicos em Informática, Alimentos e Administração. A escolha do nome contemplou as iniciais do campus para demonstrar que a Empresa Jr. é multidisciplinar e pertence a todos os cursos. O nome IFCDM Empresa Júnior evidenciou essa situação.

O primeiro projeto desenvolvido foi de uma prestação de serviço de consultoria na Empresa do Pé ao Pote para análise dos rótulos dos produtos fabricados. Inicialmente foram escolhidos 5 rótulos dos principais produtos da empresa e os alunos, orientados pelos professores, fizeram a análise de Marketing e Quesitos Legais. Nesse primeiro projeto houve a participação de um aluno do curso técnico em Administração, Iago Martins Silva e duas alunas do Curso Técnico em Alimentos, Richeli de Lima Cândido e Letícia Gonçalves Cruz. O aluno Iago fez a análise sobre os aspectos de Marketing e as alunas Richeli e Letícia sobre os quesitos legais. Os professores participantes do Projeto foram os seguintes: Professora Lilian Ferrugini, Professora Fabiula Ferrarez Silva Gajo, Professora Lilian Vanessa Silva, Professor José Celso de Castro e Professor Luiz Gustavo de Mello.

Os resultados das análises foram apresentados ao Empresário Erick Carvalho Pinto (proprietário da Fábrica do Pé ao Pote). O empresário elogiou o trabalho desenvolvido pelos alunos e, inclusive, ofereceu um estágio para a aluna Letícia, do Curso Técnico em Alimentos.

Os alunos desenvolveram os modelos iniciais de formulários para padronização dos serviços prestados e realizaram a abordagem inicial e final com o empresário. E ainda representaram o Campus Avançado Carmo de Minas no II Encontro de Empresas Juniores do IFSULDEMINAS, ocorrido durante a VI Feira de Estágios e Empregos realizada no Campus Inconfidentes. No evento, os alunos apresentaram a Criação da IFCDM Empresa Júnior, trocaram experiências e retornaram com muitas informações que contribuirão para o aperfeiçoamento das atividades Empresa Jr. em Carmo de Minas.

Como primeiro trabalho e estruturação da Empresa Jr. os resultados alcançados foram muito satisfatórios. Com a consolidação da IFCDM Empresa Júnior espera-se um incremento nos trabalhos desenvolvidos junto ao arranjo produtivo local e, consequente, melhoria da inserção dos alunos no mercado de trabalho.

Texto: Professores Lilian Vanessa Silva e Luiz Gustavo de Mello
Fotos: Professor Luiz Gustavo de Mello