Página inicial > Notícias > Segurança e Saúde

Segurança e Saúde

Publicado: Segunda, 03 de Dezembro de 2018, 16h39 | Última atualização em Sexta, 11 de Janeiro de 2019, 10h47

Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas

Nos dias 13 e 22 de novembro foi realizado no IF Sul de Minas um evento contemplando o dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas. A Lei Federal nº 12.645 de 16 de maio de 2012 instituiu esse dia para realização de atividades relacionadas ao tema. O evento foi divido em dois momentos para contemplar os alunos do integrado e dos cursos subsequentes noturnos.

No primeiro momento (13/11), os bombeiros, CB Anderson Tiburtino Soares e o SD Guilherme Soares da Silva, do 3ª Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais - São Lourenço - participaram com apresentação de palestra e demonstração de medidas de primeiros socorros para os alunos do curso integrado. A palestra demonstrou técnicas de salvamento relacionadas a engasgos, afogamento, problemas de saúde específicos entre outras.

O segundo momento (22/11), realizado no horário noturno, teve a participação do Bombeiro Militar da reserva e instrutor de segurança do trabalho José Renildo Mota, com apresentação de palestra e demonstração de equipamentos de segurança no trabalho. Os alunos tiveram a possibilidade de vislumbrar técnicas de salvamento em altura, ressuscitação, combate de pequenos incêndios, técnicas de segurança e prevenção de acidentes dentro de empresas. As apresentações foram realizadas, também, por alunos do módulo 4 do curso de técnico de alimentos, que tiveram a oportunidade de demonstrar os conhecimentos adquiridos na disciplina Segurança do Trabalho. O efeito dos equipamentos utilizados atrelado à ótima desenvoltura nas explicações dos alunos proporcionaram momentos de muito interesse e aprendizado por todos que visitaram as oficinas especialmente criadas para o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas.

Texto: Professores Isabel Cristina Vieira Bento Bastos e Luiz Gustavo de Mello
Fotos: Professora Michele Martins da Silva e .Isabel C V Bento Bastos.
Publicado em: 03/12/2018