Página inicial > Notícias > África Brasil: laços e identidades

África Brasil: laços e identidades

Publicado: Segunda, 21 de Janeiro de 2019, 00h00 | Última atualização em Quarta, 13 de Fevereiro de 2019, 18h35

Artigo África-Brasil e Identidades: Mediações entre a Educação Social e a Educação Escolar" é publicado em revista científica

Com o objetivo de compartilhar a experiência do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) "África-Brasil: laços e identidades", realizado no Campus Avançado Carmo de Minas, foi publicado, em dezembro de 2018, na revista TRAMA Interdisciplinar, um artigo científico denominado "África-Brasil e Identidades: Mediações entre a Educação Social e a Educação Escolar", pelos autores Arthemisa Freitas Guimarães Costa (pedagoga); Christiane Nascimento Ferreira (professora substituta); Lídia Lopes Ozório (técnica em Assuntos Educacionais); Selma Bajgielman (pedagoga, arte educadora e professora do curso FIC) e Siméa Paula de Carvalho Ceballos (professora).

A TRAMA é a revista científica quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie, atualmente qualificada pela CAPES como um periódico B1.

Curso FIC – África Brasil: laços e identidades

O objetivo do curso foi refletir, conhecer e analisar a Lei 10639/2003, envolvendo o processo essencial de reparação, reconhecimento e valorização da história, cultura e identidade dos afro-brasileiros, em beneficio de uma sociedade que assuma plenamente seu multiculturalismo e sua diversidade.

Resumo do artigo

A Lei 10.639/03 simboliza, simultaneamente, um ponto de chegada das lutas antirracistas no país e um ponto de partida para a renovação da qualidade social da educação. Porém, depois de mais de uma década de sua promulgação, ainda é evidente e revelador o desconhecimento, por parte dos profissionais da educação, do seu teor e, por consequência, de sua efetiva aplicabilidade. O artigo tem como objetivo compartilhar a experiência resultante do Curso de Formação Inicial e Continuada África-Brasil: Laços e Identidades, desenvolvido no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Avançado Carmo de Minas, tendo como escopo teórico-metodológico a mediação entre a educação social e a educação escolar. O público atendido foi formado por profissionais da educação e de outras áreas. Alcançou a microrregião do entorno do campus, abrangendo oito municípios. Cientes de que essa é uma temática da cultura, portanto, de que trabalhamos numa área de deslocamento (HALL, 2003), o curso teve como eixo norteador o reconhecimento da pluralidade histórica, étnica e cultural dos dois continentes e, por isso, a existência de muitas Áfricas e de muitos Brasis. Quatro foram as disciplinas basilares: Educação e Relações Étnico-Raciais, História da África, Literatura Afro-Brasileira e Africana, Arte e África.Confira o artigo completo: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/10622/7451.

Confira as fotos do curso FIC - África Brasil: laços e identidades

Texto: Ascom/IFSULDEMINAS - Reitoria