Página inicial > Notícias > Evento Política de Inovação

Evento Política de Inovação

Publicado: Quinta, 25 de Abril de 2019, 13h48 | Última atualização em Terça, 02 de Julho de 2019, 18h30

Política de inovação e novo marco legal foram temas de debate no evento ocorrido no Campus Av. Carmo de Minas

O novo marco legal da Ciência, Tecnologia e Inovação foi debate importante durante evento ocorrido nesta quarta-feira (25) no Campus Avançado Carmo de Minas. O evento “Política de Inovação do IFSULDEMINAS” foi promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI) juntamente com o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e os Escritórios Locais de Inovação e Transferência de Tecnologia (ELITTs) dos campi do IFSULDEMINAS. Participaram do evento professores e pesquisadores da instituição.

O tema foi abordado por meio de palestras transmitidas ao vivo pela Reitoria, pelo canal do YouTube TV IFSULDEMINAS, aos campi da instituição. A primeira palestra foi ministrada pelo Prof. Neimar de Freitas Duarte, Prof. Edilson Nolaço dos Santos e Prof. Rafael Marazzi de Oliveira do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) e a segunda palestra pela Dra. Nathália dos Reis Santos Almeida da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os palestrantes compartilharam suas experiências sobre a construção da Política de Inovação em suas instituições, e ao final das palestras, foi realizada mesa redonda na qual os participantes puderam enviar perguntas indutoras para fomentar a discussão com os convidados.

A Política de Inovação tem o propósito de gerir as questões relacionadas a inovação e estabelecer as diretrizes e procedimentos institucionais de acordo com a Lei 13.243 de 11 de janeiro de 2016, conhecida como o “Novo Marco Legal da Inovação”, que dispõe sobre o estímulo ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação no Brasil. O novo marco legal alterou diversos pontos na Lei de Inovação anterior e em outras leis relacionadas ao tema, de modo a reduzir obstáculos legais e burocráticos e conferir maior flexibilidade às instituições atuantes neste sistema.

Ao final do evento foi formada uma Comissão com o intuito de construir as diretrizes da Política de Inovação do IFSULDEMINAS, com representantes dos campi e Reitoria. O debate promovido pelo evento foi fundamental para aproximar os professores e pesquisadores do novo marco legal, sobretudo para fomentar a construção da política institucional, de maneira a explorar as possibilidades trazidas pela nova legislação e o potencial de desenvolvimento tecnológico e de inovação do IFSULDEMINAS.

Texto: Natália Moreira Mafra
Fotos: Natália Moreira Mafra