Página inicial > Notícias > Técnicos em Alimentos atuam no varejo

Técnicos em Alimentos atuam no varejo

Publicado: Terça, 21 de Maio de 2019, 08h56 | Última atualização em Terça, 21 de Maio de 2019, 09h13

Alunos do curso Técnico em Alimentos conquistam vaga de emprego em empresa de São Lourenço

Foto04Os alunos do quarto semestre do curso Técnico em Alimentos subsequente do Campus Avançado Carmo de Minas, Danielle Cristina de Souza Camargo e Mauro Henrique Caetano Júnior, foram contratados como colaboradores de uma empresa varejista do setor alimentício da cidade de São Lourenço.

O contato começou com estágio em 2017 e, em seguida, houve a contratação. Os estudantes atuam no empório no atendimento técnico aos clientes, especialmente sobre características de composição e aspectos nutritivos dos alimentos. “Os técnicos em alimentos, além de preparados para atuarem na indústria, estendem seus conhecimentos ao setor de varejo, principalmente, em vendas técnicas, nos critérios de conservação de produtos alimentícios, de higienização de instalações e aspectos gerais de Controle e Garantida da Qualidade. Além disso, os fundamentos de gestão, inovação e sustentabilidade aprendidos no curso consolidam a boa atuação com os clientes, com os colegas de trabalho e na organização e funcionamento geral da empresa. Esse diferencial contagia nossos clientes, bem como a nossa equipe de trabalho; e o resultado vem sendo muito positivo”, avaliou Sônia Neri, proprietária do estabelecimento.

A estudante Danielle Cristina de Souza Camargo relatou que “o ambiente de varejo é totalmente diferente de uma indústria de alimentos, mas é possível aplicar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas. Contamos com o apoio dos professores; o que nos dá segurança, pois ensinamos e aprendemos a cada dia”. Já para Mauro Henrique Caetano Júnior, “mesmo o mercado varejista não sendo área direta de atuação do técnico em alimentos, minha experiência no estágio foi enriquecedora, com ganhos de conhecimento de suma importância para a vida profissional. Ao estagiar, eu pude aprender sobre diferentes tipos de produtos do empório, analisando sua origem e composição para explicar aos clientes o modo de uso e conservação desses alimentos. Enquanto técnico em alimentos foi muito valioso conhecer diversos grãos, chás, farinhas e produtos industrializados para dietas especiais, que ainda não faziam parte do meu conhecimento”.

Texto: Lílian Vanessa Silva
Revisão: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS