Página inicial > Notícias > Parceria Campus Carmo de MG e UFSCar

Parceria Campus Carmo de MG e UFSCar

Publicado: Quarta, 31 de Julho de 2019, 17h14 | Última atualização em Quarta, 31 de Julho de 2019, 17h15

Campus Avançado Carmo de Minas firma parceira com Universidade Federal de São Carlos

Foto Carmo de MinasEm visita ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) da Universidade Federal de São Carlos, a docente Isabel Bento, do IFSULDEMINAS - Campus Avançado Carmo de Minas, firmou uma parceria em difusão, inovação e extensão com o mesmo. O Centro é dirigido pelo professor do departamento de química, Elson Longo, que a recebeu.

A parceria visa criar uma interação entre a universidade e os projetos de inovação tecnológica desenvolvidos no IFSULDEMINAS - Campus Avançado de Carmo de Minas. Dentre as metas estão a difusão das inovações e avanços em pesquisas científicas por meio de palestras, bem como, o apoio no desenvolvimento de novas tecnologias no Espaço Maker, via minicursos.

Estes eventos, relacionados ao Espaço Maker e Sistemas Digitais de Controle, tem como público alvo os alunos do ensino integrado subsequente,bem como egressos que estão na formação básica, técnica e tecnológica no meio acadêmico de ensino médio, prestes a entrarem nas universidades.

A interação conta como o apoio do pesquisador do CDMF, Wagner B. Bastos, com formação em Física. Atualmente, o professor trabalha na investigação de propriedade de materiais em nanoescala. Desenvolve sistemas de aquisição e controle, bem como, softwares e aplicativos através de programação científica. Ele ministrará os primeiros seminários e minicursos com temas nas áreas de aplicação de propriedades de materiais funcionais, infraestrutura de espaço Maker e desenvolvimento de sistemas eletrônicos e placas de circuito integrado.

Outra meta será apresentar e potencializar os diversos caminhos que os alunos possam tomar na vida universitária. Trata-se de uma forma simples de apresentar os conhecimentos científicos gerados nos laboratórios da universidade para a sociedade de forma geral.

Os primeiros eventos acontecerão entre os dias 07/08 e 09/08 no Campus Avançado Carmo de Minas. Serão realizadas duas palestras abertas para alunos e comunidade, bem como um minicurso para alunos envolvidos em projetos relacionados a Inovação e o Espaço Maker. Os interessados em participar deverão realizar inscrição por meio de formulário eletrônico.

Confira as palestras

Palestra 1: Materiais funcionais macro ou nano

Data e Horário: 07/08/2019 as 16h

Local: IFSULDEMINAS - Campus Avançado Carmo de Minas (Sala 1)