Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Alunas do Curso Técnico em Alimentos Integrado conhecem o segmento do café do plantio à bebida
Início do conteúdo da página

Alunas do Curso Técnico em Alimentos Integrado conhecem o segmento do café do plantio à bebida

Publicado: Segunda, 12 de Agosto de 2019, 10h27 | Última atualização em Segunda, 12 de Agosto de 2019, 10h30

As alunas do 1º ano do Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio do Campus Avançado Carmo de Minas/IFSULDEMINAS puderam conhecer várias etapas do segmento de produção de cafés, observando e aprendendo na prática as especificidades dos cafés especiais da região da Mantiqueira de Minas. As visitas técnicas ocorrem em 04 de agosto de 2019 e foram conduzidas pelos professores Lílian Vanessa Silva e Adriano Alvarenga Gajo, e a técnica em assuntos educacionais Lídia Ozório Lopes. O percurso foi organizado pelo Sr. Adalberto Andrade Júnior, da Vou pra Roça, e profa. Lílian, com o apoio da Prefeitura Municipal de Carmo de Minas, que cedeu o transporte.

O roteiro começou na fazenda produtora de café JR, onde as alunas puderam ver as variedades; os talhões; a influência do relevo e do clima sobre o cafezal; os tipos de poda, de colheita e beneficiamento, abrangendo lavagem e separação dos cafés (bóia, cereja e verde); a importância e o mecanismo de rastreabilidade; os tipos natural, cereja descascado e cereja desmucilado; a secagem em terreiro e secador; o aproveitamento de resíduos (palha, vinhoto e outros). Puderam, ainda, perceber a importância da atividade humana e da agricultura para a vida das populações que precisam de alimentos para sua sobrevivência. O conhecimento técnico foi ampliado para a vivência ecológica e sustentável, destacando a conservação da água e a preservação de mata nativa, simbolizada pelo contato com um antiqüíssimo jacarandá. Os produtores Flávio Junqueira Reis e Pedro Sérgio Junqueira Reis receberam a turma. As informações foram passadas pelo Sr. Adalberto, especialista em turismo de experiência, e pelo Sr. Flávio. Segundo o produtor Flávio: - É muito importante que os jovens entendam e valorizem o trabalho que é feito no campo e garante alimentos para todas as pessoas. A produção agrícola do café é uma indústria de alimentos a céu aberto e precisa de cuidado e higiene para manter a qualidade dos cafés especiais. Foi muito bom receber as alunas do Instituto e a fazenda está aberta para outras visitas.

Na sequência, a visita ocorreu no armazém da Cooperativa Regional dos Cafeicultores do Vale do Rio Verde – Cocarive. O Sr. Álvaro Coli explicou detalhadamente o controle de armazenagem e re-beneficiamento mantendo a rastreabilidade do café, além de mostrar os equipamentos em funcionamento para selecionar adequadamente os grãos. Também explicou as diferenças técnicas das várias embalagens empregadas para o acondicionamento do café cru, para o mercado interno e exportação. As alunas puderam perceber critérios da classificação e observar o cuidado na seleção e limpeza do café que seguirá para a industrialização.

A última etapa fechou o ciclo. As alunas foram recebidas no Centro do Café, uma indústria e comércio de café (cru, torrado, e torrado e moído). A Sra. Valdinéia Junqueira e o Sr. Roney Vilela explicaram e demonstraram os critérios de classificação dos grãos e a prova de xícara respectivamente, determinantes para avaliar a qualidade da bebida que pode ser gerada a partir de cada lote de café, e que definirá o destino da comercialização. Etapas e equipamentos de torra, moagem e empacotamento foram vistos. Por fim, Adalberto apresentou para as alunas a diferença entre os cafés comuns do mercado e os cafés especiais. Todas puderam degustar um café especial enquanto recebiam a capacitação. O maior estranhamento das alunas, em geral, foi tomar café sem açúcar, mas todas conseguiram perceber as diferenças sensoriais que deveriam observar. Laura Helena Bertolo Tippet, líder da classe, relata: -”Essa viagem técnica me proporcionou uma abertura ao conhecimento de todo o processo do café, me incentivando a procurar saber mais e fazendo com que me interessasse ainda mais pela área. Todo o percurso foi tranqüilo e bastante proveitoso. Agradeço ao Adalberto, da Vou pra Roça, por ter compartilhado diversas informações e nos guiado para que a visita técnica fosse mais completa. Tudo o que disse agregou demais ao meu conhecimento. Agradeço também a todos os estabelecimentos que visitamos (Fazenda JR, Cocarive e Centro do Café) por nos receberem tão bem. Tudo o que foi apresentado – como plantio, pós-colheita, beneficiamento, moagem, torrefação – foi de extrema importância para a minha formação como Técnica em Alimentos. Agradeço a toda equipe do IFSULDEMINAS – Campus Avançado Carmo de Minas por nos terem proporcionado essa visita”.

 

Confira as imagens

 

Texto: Lílian Vanessa Silva
Fotos: Adriano Alvarenga Gajo, Lídia Lopes Ozório, Lílian Vanessa Silva
Publicado: 12/08/2019

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página