Página inicial > Notícias > Alunos do Curso Técnico em Informática Integrado realizaram a instalação de Novo Laboratório de Informática

Publicado: Sexta, 06 de Setembro de 2019, 09h52 | Última atualização em Sexta, 06 de Setembro de 2019, 09h58

Não é segredo que a informática tem importância fundamental para a formação de um aluno, principalmente para alunos do curso técnico em Informática Integrado. Tratando-se de ensino e aprendizagem, de forma geral, os computadores trazem um leque de softwares e aplicativos que permitem uma interatividade que não pode ser alcançada dentro de uma sala de aula comum. Nesse sentido, o Campus Avançado Carmo de Minas, do IFSULDEMINAS, por meio de sua crescente expansão, tem modernizado sua infraestrutura de laboratórios de informática, tendo como objetivo a instalação de mais dois laboratórios, somando aos dois já ativos, totalizando quatro laboratórios, sendo três destinados a uso geral e um destinado ao ensino de manutenção e montagem de computadores (a instalar).

A instalação do laboratório três, realizada pelos alunos do 2º ano de Informática Integrado, ocorreu de forma voluntária e oportuna, haja vista que os discentes puderam efetivar de maneira prática o conteúdo Cabeamento Estruturado aprendido na disciplina Redes de Computadores. Essa atitude foi vista de forma louvável pela direção do Campus, a qual concedeu total apoio aos alunos e ao professor Moisés Pinheiro Souza. As atividades foram realizadas no final do 1º Semestre de 2019 e os alunos desenvolveram as seguintes tarefas:

• Identificação de Cabos de Rede (Test Cable).
  • Instalação de Rack, Organizadores e Switch.
  • Instalação e Crimpagem de Patch Panel.
  • Instalação e Configuração de Switch.
  • Confecção de Patch Cords.
  • Crimpagem de Tomadas RJ45.
  • Instalação de Computadores e Periféricos.

Depoimentos dos Alunos:

“Como aluna do 2º Ano do Curso Técnico em Informática, acho que essa foi uma ótima oportunidade de colocar nossos conhecimento teóricos em prática e provarmos para nós mesmos que somos sim capazes de transformar o aprendizado que temos diariamente aqui no campus em algo concreto. O tempo que gastamos montando aquele laboratório foi de extrema importância para o conhecimento da área de trabalho que nosso curso atua, tanto para aquelas pessoas que talvez queiram seguir na área futuramente que reconhecerem seus instrumentos e capacidades englobadas neste nosso trabalho durante esse tempo, quanto para aqueles que não possuem tanto afeto na área, possibilitando uma “fuga” da nossa rotina de aulas teóricas.

Fico muito grata por ter tido essa oportunidade de deixar minha contribuição para o desenvolvimento do campus, que abrange diversos discentes, docentes e servidores do IF, que certamente irão usufruir do nosso projeto. Me alegra saber também que, mesmo após concluirmos nosso dever como estudantes do ensino médio, nossa marca estará registrada nesta instituição por um longo tempo e que, certamente, ficará no coração de todos envolvidos nesse projeto. ”

Maria Clara Cintra Batista, 2° Ano Técnico Integrado em Informática

“A ideia do professor Moisés de juntamente com os alunos construir o terceiro laboratório de informática foi uma excelente proposta, haja vista que aliou teoria e prática. Nesse sentido, vivenciamos um pouco do que nos será ofertado no mercado de trabalho futuramente. A seriedade e compromisso com que foram realizados os trabalhos tornaram-se fatores determinantes para o sucesso do projeto que ficou pronto antes do esperado. É importante mencionar que até o momento do projeto muitos alunos, inclusive eu, não se interessavam tanto pela área e o projeto veio em boa hora fazendo com que os alunos tivessem sua visão ampliada em relação à disciplina, quebrando uma série de barreiras e paradigmas. ”

Oseias de Souza Silva, 2° Ano Técnico Integrado em Informática

Depoimentos da Direção:

“O ensino ofertado pelo Campus Avançado Carmo de Minas aos alunos visa sempre proporcionar oportunidades para o desenvolvimento de vivência prática. A teoria e a prática são fundamentais para que o conhecimento se consolide. Nesse contexto, professor e alunos puderam, dentro da disciplina Rede de Computadores, oportunizar essa busca. Sob orientação direta do Prof. Moisés os alunos tiveram a oportunidade de experimentar as atividades aprendidas em sala. Eles desenvolveram todo o processo de montagem do laboratório, sempre com explicações e demonstrações que permitiram o entendimento e, também, a aplicabilidade das técnicas. A qualidade assegurada em cada ação, garantida pela supervisão profissional do professor foi fator primordial para que os alunos pudessem aprender todo o processo.”

Prof. Luiz Gustavo de Mello - Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão - DEPE

Texto: Moisés Pinheiro Souza