Página inicial > Notícias > O gestor Henrique Fonseca visita o Campus para uma entrevista a convite dos alunos

Publicado: Quinta, 19 de Setembro de 2019, 13h54 | Última atualização em Quinta, 19 de Setembro de 2019, 13h54

O entrevistado, Henrique Fonseca, ainda não havia conhecido as dependências do Campus, assim, logo que chegou participou de uma visita guiada acompanhando pelos alunos por todas as instalações.

O motivo da entrevista surgiu pela necessidade de concluir um trabalho da disciplina de Organização e Funcionamento das Empresas de Hospedagem, o qual foi proposto para a turma pela docente e coordenadora do curso Técnico de Administração, prof. Michele Martins Silva Ribeiro, esse consistia numa entrevista filmada ou ao vivo na excelente instituição acima citada para os discentes do último módulo deste curso técnico.

Após contato, Henrique Fonseca aceitou e preferiu ir pessoalmente auxiliar a equipe desenvolvedora do trabalho. A equipe responsável por este trabalho foi composta por Alan Rodrigo de Melo, Arieila Castilho da Silva, Guilherme Ferreira Guerra, João Paulo Teixeira Ribeiro e Mateus de Jesus Campos Viana.

Henrique Fonseca é pós-graduado em Gestão em Hotelaria pela ESH Castelli em 2014, graduado em Administração de Empresas pela IBEMC/ MG em 2011 e cursou o técnico em Formação Gerencial SEBRAE/ MG em 2007. Henrique responde pela gerência operacional e comercial de dois hotéis: Londres e Metrópoles. A escolha pelo ramo de hotelaria surgiu com seu pai, Ricardo, e também por possuir aptidões para a área.

A entrevista abordoou diversas áreas da administração, o convidado mostrou imenso conhecimento teórico e experiência de vida.

Um dos temas discutidos foi a importância do marketing tradicional (divulgação em revistas) e o marketing digital (divulgação por sites e mídias sociais), oferecendo diferencial competitivo e permanência no mercado extremamente competitivo, envolvendo a melhoria contínua no tocante às ferramentas do marketing digital.

Em Recursos Humanos deixou evidente a necessidade dos colaboradores possuírem a vontade de trabalhar, estar ciente dos trabalhos de fim de semana, ter proatividade e querer aprender. Discorreu sobre algumas ferramentas que utiliza para avaliar seu pessoal, como um feedback conjunto a partir de um check-list comparando a avalição anterior com a atual, pontuando situações pertinentes.

O gerente comentou sobre suas estratégias para atrair os turistas, elencou: investir em shows covers, festas típicas, bailes e restaurante. Esse último, relatou ser uma das bases dos hotéis, exemplificando que seu estabelecimento oferecer pensão completa (café, almoço e jantar) fazendo com que seus clientes não se preocupem com esse quesito. Enfim, expôs a complexidade de se gerir esse setor tão importante e complexo dos hotéis, pois uma gestão responsável do restaurante não permite que o lucro conquistado com tanto trabalho vá embora em forma de horas extras desnecessárias, comidas desperdiçadas e mão de obra ociosa.

Esta didática é importante, pois une o conhecimento acadêmico e do dia a dia. Faz com que os alunos relacionem o que vem aprendendo em sala de aula com a realidade na prática, dando a oportunidade de sanarmos nossas dúvidas mediante perguntas ou contribuições durante a entrevista. Proporciona também a possibilidade de network, tanto para os alunos quanto para a Instituição, visto que constatou-se a chance para possíveis estágios futuros. Obviamente foi de grande aprendizado e incentivo para o corpo docente e discente, por ter um profissional qualificado e competente dispondo seu conhecimento, tempo e “aberto” sua empresa de forma generosa. Vantagem também para a organização em questão, pois os hotéis adquirem prestígio, divulgação e mais fonte para seleções futuras.

Autor: João Paulo Teixeira Ribeiro
Fotos: Michele Martins Silva Ribeiro