Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Evento “Degusta” oferta palestra de cerveja artesanal proferida por professor do IFSULDEMINAS
Início do conteúdo da página

Evento “Degusta” oferta palestra de cerveja artesanal proferida por professor do IFSULDEMINAS

Publicado: Terça, 24 de Setembro de 2019, 09h14 | Última atualização em Terça, 24 de Setembro de 2019, 09h14

No último dia 19 de setembro, o renomado Hotel Brasil, situado em São Lourenço, foi palco de uma brilhante palestra proferida por Oswaldo Kameyama, professor do IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes. Esta apresentação foi organizada pelo Degusta com apoio do Campus Avançado Carmo de Minas.

A palestra intitulada de “Conceitos básicos de produção de cerveja” foi bastante descontraída e provocou no público o interesse da produção de cerveja de modo artesanal. O prof. Oswaldo desmistificou a grande variedade de cervejas existentes quanto aos seus aspectos sensoriais e de produção. Dentre o universo de estilos, Oswaldo comentou que a preferida ao paladar dos brasileiros é a famosa e tradicional Pilsen. Segundo o professor, este estilo no Brasil, pode ser adicionada de cereais não maltados (como milho, arroz entre outros) na forma de ingredientes, prática que não é comum em outros países, às vezes, com proibição dependendo na nação.

Prof. Oswaldo, detalhou cada ingrediente utilizado nas formulações mais tradicionais, promovendo destaque ao lúpulo, pois contribui na formação de compostos que conferem amargor, aroma e atuante como um conservante natural nas cervejas. Houve até uma demonstração deste ingrediente para que as pessoas tivessem a oportunidade de conhecer e perceber seus aromas pois, no Brasil, ainda é uma cultura rara e iniciante.

O evento contou com a participação dos organizadores do Degusta, comunidade, servidores e alunos do Campus Avançado Carmo de Minas.

 

Texto: Adriano Alvarenga Gajo
Fotos: Adriano Alvarenga Gajo e Luiz Gustavo Mello
Data: 24/09/2019

registrado em:
Fim do conteúdo da página