Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Campus Carmo de Minas realiza segunda etapa do projeto de parceria com pesquisadores da UFSCar
Início do conteúdo da página

Campus Carmo de Minas realiza segunda etapa do projeto de parceria com pesquisadores da UFSCar

Publicado: Terça, 08 de Outubro de 2019, 09h38 | Última atualização em Terça, 08 de Outubro de 2019, 09h53

Lista de inscritos - Minicurso Modelagem 3D - Atualizado em 08/10/2019 às 09h53


O Campus Carmo de Minas realiza no início do mês de outubro a segunda etapa de parceria com o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) da Universidade Federal de São Carlos.

A primeira etapa da parceria aconteceu no mês de agosto de 2019 e proporcionou aos alunos e comunidade um olhar prático sobre a física e robótica. Os alunos que participaram da primeira etapa da parceria destacaram que as atividades adquiridas foram de grande importância para a evolução dos projetos dentro do Campus.

O aluno Oséias de Souza Silva, cursando o 2º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, destacou em seu depoimento:

“O conhecimento nunca é demais, e quando esse conhecimento pode ser integrado entre as pessoas, ele torna-se então mais completo e efetivo. Foi o que aconteceu durante três dias no campus, em uma parceria entre o IFSULDEMINAS – Campus Avançado Carmo de Minas e o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais da Universidade Federal de São Carlos, representado pelo pesquisador e professor Wagner Bastos que, através de duas palestras e um minicurso, nos transmitiu um pouco do seu conhecimento.

Durante uma hora, em cada uma das palestras, de forma dinâmica, estruturada e bem explicada, o professor Wagner nos apresentou um pouco de seu trabalho no desenvolvimento de novas tecnologias nas áreas de aplicação de propriedades de materiais funcionais e desenvolvimento de sistemas eletrônicos e placas de circuito integrado.

As atividades encerraram com um minicurso que durou a tarde toda. Embora o tempo tenha sido curto diante da infinidade do assunto, o professor conseguiu nos ensinar de forma clara como confeccionar uma placa de circuitos integrados que, posteriormente, pode ser usada nas mais diversas aplicações. O minicurso, infelizmente, não pôde ser aberto a toda comunidade acadêmica, o que redobrou nossa responsabilidade em absorver o máximo de informações possíveis, visto que ensinaremos aos outros aquilo que aprendemos. Durante toda a tarde, aprendemos quatro técnicas para confecção das placas de circuito e realizamos, através de um dos métodos, a confecção da nossa própria placa.

Esse tipo de parceria é muito benéfica, pois traz a todos nós, alunos, uma nova visão sobre aquilo que aprendemos em teoria, nos dá novas perspectivas de vida e metas profissionais a serem atingidas, além de contribuir com toda comunidade”.

Para o aluno Marcos Vinicius Barbosa, do 3º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, "O workshop de confecção de placas de circuitos impressos proporcionou a todos nós discentes uma experiência única, que muito nos auxiliará nos projetos futuros da disciplina de Sistemas Digitais e ainda na oportunidade de compartilhar nossos conhecimentos adquiridos com outros discentes e na própria comunidade."

As ações realizadas por meio da parceria dos pesquisadores da UFSCAR com o projeto Espaço Maker do Campus objetivam capacitar alunos e comunidade sobre conceitos básicos de física e robótica. O pesquisador Wagner B. Bastos, de formação Física com instrumentação eletrônica, que trabalha na investigação de propriedade de materiais em nanoescala e desenvolve sistemas de aquisição e controle, bem como, softwares e aplicativos através de programação científica ministrará palestra e minicurso no Campus Carmo de Minas nesta segunda etapa.

A segunda etapa do projeto conta com duas ações que serão realizadas na segunda semana do mês de outubro de 2019. Os interessados em participar da palestra e minicurso deverão realizar inscrição por meio de formulário eletrônico.

 

Minicurso: Treinamento em Modelagem 3D

Data e Horário: 08/10/2019 às 15h00

Local: IFSULDEMINAS - Campus Avançado Carmo de Minas (Sala 4 – Laboratório de Informática)

Ministrante: Wagner Benício Bastos

Público: Servidores, Alunos e Comunidade - 30 vagas

Link de inscrição: https://forms.gle/yX1GacPv9YbdeCh57

Seminário Eletrônica: A física por trás da Eletricidade, Circuitos Básicos e Aplicações

Data e Horário: 10/10/2019 às 16h30

Local: IFSULDEMINAS - Campus Avançado Carmo de Minas (Sala 1)

Palestrante: Wagner Benício Bastos

Público: Servidores, Alunos e Comunidade - 50 vagas

Link de inscrição: https://forms.gle/WEofAHM9QZ5BLdtU6

 

Data: 08/10/2019

registrado em:
Fim do conteúdo da página