Página inicial > Notícias > 16ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia e Mostra de Profissões Agitam o Campus Carmo de Minas

Publicado: Terça, 12 de Novembro de 2019, 17h06 | Última atualização em Terça, 12 de Novembro de 2019, 17h06

O campus Avançado Carmo de Minas promoveu no sábado (26/10) a 3º Mostra de Profissões. O evento foi inserido como parte da 16º Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que está ocorrendo em todo o Brasil, com o tema: Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável. Esse evento é realizado pelo CNPQ e prevê o Mês Nacional de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, com atividades em todo território Nacional. Maiores informações no link: https://snct.mctic.gov.br/

Em Carmo de Minas o evento foi dividido em duas etapas:

1ª Etapa

Palestra (às 08h30min), no Salão Paroquial de Carmo de Minas, com o reitor Prof. Dr. Marcelo Bregagnoli.

Tema da Palestra: Profissionais do Futuro: Formação de Lideranças.

A palestra demonstrou as principais características desejáveis para o profissional do futuro. O Reitor, Professor Marcelo Bregagnoli, abordou o perfil do profissional do futuro, destacando a necessidade desse profissional buscar conhecimento, desenvolver atitudes, aprimorar sua capacidade técnica e emocional e promover o desenvolvimento sustentável da sociedade.

2ª Etapa

Após a palestra ocorreu a mostra de Profissões nas dependências do Campus Avançado Carmo de Minas. Os alunos desenvolveram diversas oficinas nos mais variados temas. Percebeu-se uma preocupação, na maioria das oficinas, com desenvolvimento de trabalhos que buscam promover melhorias no desenvolvimento sustentável, como casas inteligentes, com uso de Arduino, que otimizam a eficácia do uso da energia, entre outras aplicações na busca do uso racional dos recursos. As oficinas foram as seguintes:

Curso de Administração

Oficina 1 - 2ª Exposição de Maquetes de Logística Empresarial e Internacional

Oficina 2 -  Painel de conjuntura econômica

Oficina 3 - Oficina de currículo e entrevista de emprego

Oficina 4 – Bate-papo “Empreendedorismo e suas variáveis

Oficina 5 - Vídeos de Produção (Produção Sustentável, Responsabilidade Ambiental e Social, KANBAN, Just-int-time, Layout, etc.)

Curso de Alimentos

Oficina 1 - Produção de Cerveja Artesanal

Oficina 2 - Rotulagem de Produtos Alimentícios

Curso de Informática

Oficina 1 - Compostagem utilizando resíduos orgânicos da Cantina do Campus

Oficina 2 – Uso de Arduino (Casa Sustentável, etc)

Oficina 3 - Projeto de Software (Calculadora)

Oficina 4 - Integração de Java com Banco de Dados

Oficina 5 - Projeto de software - Software de Gerenciamento Discente

Oficina 6 - Ataque Hacker (Segurança da Informação)

Oficina 7 - Apresentações de Projetos - Disciplina Sistemas Digitais de Controle (uso racional de recursos, casa inteligente, etc.)

Oficina 8 - Apresentações de Projetos - Disciplina Desenvolvimento de Aplicativos Móveis

Oficina 9- Apresentações de Projeto Software Solicitação e Logística das Refeições dos Alunos Oficina 10 - Disciplina Linguagem de Programação II

Oficina 11 - Apresentação do Projeto Sistema Versão 2.0

Oficina 12 - Apresentação de Projetos Impressora 3D