Página inicial > Notícias > Professora de Administração do Campus Carmo de Minas publica artigo no congresso SemeAD - USP.

Publicado: Sexta, 22 de Novembro de 2019, 09h40 | Última atualização em Sexta, 22 de Novembro de 2019, 09h43

No dia 08 de novembro, a professora de Administração Dra. Lílian Ferrugini do Campus Avançado Carmo de Minas participou do congresso SemeAD (Seminários em Administração) promovido pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo – USP. A professora teve seu artigo aprovado e foi realizar a apresentação. O artigo intitulado “PARCERIAS NO PROCESSO DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO NA ÁREA DE BIOTECNOLOGIA: O QUE REALMENTE IMPORTA PARA O CASO BRASILEIRO?” fruto da sua tese de doutorado. “O SemeAD é um evento científico brasileiro que tem como objetivo contribuir para o fortalecimento e o aprimoramento da produção e difusão do conhecimento voltado à comunidade acadêmica e profissional da área de Administração”. O artigo contou com a coautoria do professor Dr. Thiago Alves de Souza (também professor de Administração do campus) e do Professor Dr. Cleber Carvalho de Castro (Universidade Federal de Lavras).

O estudo teve o propósito de estudar as parcerias que ocorreram entre organizações que originaram pedidos de patentes na área de biotecnologia no Brasil. O estudo comprovou a importância das parcerias entre organizações, pois os resultados conseguidos, após as parcerias, são muito maiores e melhores do que se estivem atuando sozinhas. A complementação de conhecimentos, recursos físicos, recursos financeiros e recursos humanos são fundamentais para o desenvolvimento da inovação. Além disso, o estudo, entre outros resultados, conseguiu propor um framework para se conceber e desenvolver as parcerias com maior eficiência e eficácia.

Texto e fotos: Lílian Ferrugini
Data: 09/10/2019