Página inicial > Notícias > Semana Global do Empreendedorismo - III Seminário de Integração Empresa/Escola

Semana Global do Empreendedorismo - III Seminário de Integração Empresa/Escola

Publicado: Terça, 03 de Dezembro de 2019, 16h34 | Última atualização em Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 10h14

IMG 20191129 WA0046Os alunos do Curso Técnico em Administração foram responsáveis pelo VIII Fórum de Integração Empresa-Escola, e utilizando como base a definição de empreendedor apresentada pelo SEBRAE, “(...) aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, enfim, aquele que realiza antes,  aquele que sai da área do sonho, do desejo, e parte para a ação", o Fórum “Integração Empresa-Escola” transforma a teoria em prática, evidencia o trabalho da ação, orientando os integrantes não só na solução da problemática, mas na formação de profissionais conscientes que buscarão o resultado sem sacrificar o outro, a comunidade ou o meio-ambiente.Também tem o papel de auxiliar o aluno a sair da sua “zona de conforto”, proporciona momentos de tensão intra e interpessoal. Conflitos esses, que irão permitir um autoconhecimento, na ciência dos aspectos positivos e negativos de cada um e, o mais importante, na valorização das virtudes individuais e coletivas. O projeto "Reinventando a Moda - UNIDESIGNER" evidenciou a criação de uma fábrica de jeans, abordando questões pessoais, produtivas, financeiras e de criação. Os alunos desenvolveram de forma objetiva, concisa e técnica toda elaboração e apresentação final do trabalho, proporcionando a todos que estavam assistindo o entendimento do contexto e das definições administrativas.

20191119 191924O Perfil Profissional e Áreas de Atuação do Técnico em Alimentos foi o tema escolhido pelos alunos para abordar as variadas possibilidades que eles têm de ingressar no mundo do trabalho, sendo apresentadas a partir das vivências e experiências deles em estágios, projetos de pesquisa, de extensão e de disciplinas. Falou-se do aumento de oportunidades devido ao crescimento do consumo de produtos processados nos grandes centros e nos pequenos municípios, área essencialmente rural, bem como da busca dos consumidores por alimentos mais saudáveis, mais práticos e mais acessíveis, que abrem espaço para empreender e inovar no setor alimentício. A abordagem demonstrou o percurso do curso técnico em alimentos, formando profissionais para preparar a indústria para produzir; processar adequadamente as matérias primas até transformá-las em produtos; realizar atividades de apoio à fabricação, como fazer análises, elaborar rótulos, aplicar princípios e ferramentas da qualidade e conceitos de gestão visando a obtenção de alimentos seguros para o consumo. A participação no comércio de alimentos também foi apresentada, demonstrando a atuação do técnico em serviços de alimentação e na promoção de vendas com informações técnicas. Fechando o ciclo da cadeia alimentícia, abordou-se ainda a atuação do técnico no controle da rastreabilidade, da geração de resíduos e na aplicação de ações sustentáveis no setor de alimentos.

IMG 20191129 WA0045O Seminário Empresa-Escola tem sido um ápice de superação para a muitos estudantes do Campus Avançado Carmo de Minas, podendo ser percebido no comentário da aluna do Módulo IV do Curso Técnico em Alimentos, que disse: —”Quem me conheceu sabe que sempre fui muito tímida. Tinha dificuldade de apresentar trabalhos e ler uma simples palavra era muito difícil. Chegar na frente e ver todos me olhando era uma dificuldade: as mãos suavam trêmulas, o nervosismo era nítido para todos verem, voz não saía fácil. Foi muito complicado. E cá estou eu hoje na minha nova versão! Uma pessoa renovada, mudada e com menos vergonha e nervosismo. Minhas pernas não travam mais, minhas mãos não suam como antes, tenho mais coragem e determinação para poder enfrentar o que antes era para mim um monstro. É gratificante ver a minha evolução e é mais gratificante ainda ver que as pessoas também notaram isso. Sou grata por tudo e por ter me transformado nessa nova pessoa; e em breve serei uma Técnica em Alimentos. Agradeço por tudo que sou hoje!”, e no relato do aluno João Paulo Teixeira Ribeiro, aluno do IV Módulo do Curso Técnico em Administração: —"O Fórum foi excelente, antes via pelo lado profissional no sentido de "aparecer" para o mercado de trabalho, pois já que sabia da participação e interesse de diversos empresários. Também por ser uma oportunidade de poder passar algo edificante para os ouvintes e para que minha família desfrutasse do meu crescimento, visto que foram os que mais contribuíram para o meu sucesso. Porém, superou minhas expectativas, pois vi a união da turma expresso no incentivo mútuo, e também me senti satisfeito por ver meus colegas vencerem suas próprias dificuldades, assumindo a vitória de cada como minha vitória também".

Fotos: Lilian Vanessa Silva, Michele Martins Silva Ribeiro e Thiago Alves de Souza
Texto: Lilian Vanessa Silva e Michele Martins Silva Ribeiro
Publicado em: 03/12/2019