Página inicial > Notícias > IFSULDEMINAS Campus Avançado Carmo de Minas aparece no ranking das 50 melhores escolas do país

Publicado: Segunda, 28 de Setembro de 2020, 16h12 | Última atualização em Segunda, 28 de Setembro de 2020, 20h42

Na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019

Resultado Ideb 2019 – Ensino Médio

Brasil

4,2

Brasil – Rede Estadual

3,9

Brasil – Rede Privada

6,0

Minas Gerais

4,2

Minas Gerais - Rede Estadual

4,0

Minas Gerais – Rede Privada

6,4

IFSULDEMINAS Campus Avançado Carmo de Minas

6,7

Fonte:  http://ideb.inep.gov.br/resultado/ Acesso em: 17 set. 2020

O Campus Avançado Carmo de Minas aparece no ranking das cinquenta melhores escolas públicas de ensino médio do país, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019.

O Ideb foi criado em 2007 com o objetivo de estabelecer e acompanhar metas de qualidade educacional para os sistemas de ensino. As metas são diferenciadas para cada sistema de ensino e escola, com o objetivo de alcançar 6 pontos até 2022, média que correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.

O índice do Ideb é calculado com base no índice de aprovação dos alunos obtido no Censo Escolar e nas médias de provas de Matemática e Língua Portuguesa de acordo com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O índice varia de 0 a 10 e é um importante condutor de política pública para a qualidade da educação. A avaliação acontece a cada dois anos.

O Campus Avançado Carmo de Minas participou pela primeira vez, no ano de 2019, e obteve o índice de 6,7.

O diretor geral, professor João Olympio, destaca a importância do suporte do IFSULDEMINAS no incentivo à qualificação profissional dos professores e equipe técnica administrativa do Campus Avançado Carmo de Minas, composto em sua maioria por mestres e doutores, que se dedicam exclusivamente aos estudantes no que tange ao ensino, pesquisa e extensão. Aponta para o diferencial dos cursos técnicos integrados, que viabilizam a integração curricular e tornam a aprendizagem contextualizada e significativa; e isso permite preparar os estudantes para o mundo do trabalho e oferecer uma sólida formação geral para os prosseguimentos no estudo e exercício da cidadania. “Não nos preocupamos apenas com a formação técnica, mas uma formação cidadã, humanizada”, acrescenta. Ressalta, ainda, a conquista da estruturação do Campus nos últimos cinco anos, com modernos laboratórios, salas de aulas confortáveis, salão de lazer para os estudantes, refeitório, anfiteatro, quadra poliesportiva, laboratório de idiomas, casarão centenário e constante expansão predial da unidade para proporcionar conforto e bem-estar para os estudantes e servidores.

A professora de Língua Portuguesa e coordenadora do curso até o ano de 2019, Siméa Paula de Carvalho Ceballos, ressalta a alegria de receber este resultado tão positivo para o Campus. Acredita que o índice alcançado seja mérito da parceria entre uma equipe de professores, gestores e técnicos que coloca a educação de qualidade no topo das prioridades e de um corpo discente empenhado em aprender e que dá valor ao conhecimento e à oportunidade conquistada por eles. A escola se preocupa com a formação técnica, acadêmica e, principalmente, humanística dos alunos, além de que valoriza a gestão democrática e a parceria das famílias. Tudo isso contribuiu para que o sonho de ofertar um ensino público, gratuito e de muita qualidade se tornasse realidade. Ressalta o orgulho de fazer parte de uma equipe que acredita na capacidade dos alunos e trabalha para ampliar seus horizontes e suas expectativas positivas quanto ao futuro. “Parabéns ao time do Campus Avançado Carmo de Minas e, em especial, aos meus eternos e queridos alunos.”

Para maiores informações consulte : http://portal.inep.gov.br/ideb

Texto: Arthemisa Freitas Guimarães Costa