Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Artigo Científico
Início do conteúdo da página

Artigo Científico

Publicado: Sexta, 16 de Outubro de 2020, 12h52 | Última atualização em Sexta, 16 de Outubro de 2020, 15h46

Geração fotovoltaica do Campus Avançado Carmo de Minas é tema de artigo em revista internacional da área de energia

 

- Veja o artigo na íntegra

Paineis FotovoltaicosA primeira parte da pesquisa de doutorado do professor Max Olinto Moreira, do campus avançado Carmo de Minas,  foi publicada em formato de artigo, na revista Renewable and Sustainable Energy Reviews, com o título: "Design of experiments using artificial neural network ensemble for photovoltaic generation forecasting". Segundo o docente, o periódico está entre os mais influentes do mundo, com fator de impacto superior a 12, que é uma métrica muito significativa na área de pesquisa em engenharias. No Brasil, a revista é classificada pela Capes com conceito A1.

Max se diz orgulhoso em pertencer ao IFSULDEMINAS e, propositalmente, escolheu a unidade em Carmo de Minas como estudo, não apenas para apresentar uma parte da originalidade da sua metodologia de pesquisa de doutorado, mas, também, para trazer visibilidade ao local em âmbito internacional.  "Além de apresentar uma pesquisa inédita para o setor elétrico, por fazer uso de métodos computacionais de inteligência artificial, uma publicação  como essa  reflete duas características marcantes da nossa unidade: competência e sustentabilidade. A primeira, competência, remete principalmente aos meus colegas de trabalho que, mesmo diante das limitações de um campus pequeno, procuram a excelência naquilo que fazem. A segunda, sustentabilidade, reflete para a comunidade internacional que nossa instituição, IFSULDEMINAS, se preocupa com o meio ambiente, em especial com a geração de energia limpa".

Sobre a pesquisa

A demanda por energia elétrica é uma  crescente. Durante décadas o modelo unidirecional de produção e distribuição de energia elétrica manteve-se praticamente inalterado, de maneira que a carga é levada das grandes centrais de geração até os centros consumidores  por meio de  linhas de transmissão e distribuição.

“A inserção de energias renováveis no sistema elétrico, como a fotovoltaica e a  eólica, representa desafios para o setor. Ao mesmo tempo, potencializa estudos e altera gradativamente o paradigma de fornecimento de energia à medida que a geração passa a existir cada vez mais próxima das unidades de consumo”, explica o docente.

Max detalha que nesse cenário, o alvo da pesquisa é a previsão, por meio de métodos computacionais inteligentes, da geração de energia oriunda desses geradores. “A primeira parte da investigação fez uso de redes neurais artificiais, sistematicamente combinadas, para estimar a geração futura no horizonte de uma semana à frente, usando dados históricos e climáticos. Sabendo que os recursos computacionais são finitos e, muitas vezes, não é possível varrer todas as possibilidades no espaço de busca, a originalidade desta etapa está na parametrização do modelo computacional, que é reduzida através de um modelo estatístico baseado em planejamento de experimentos (do inglês, Design ofExperiments - DOE)”. 

Texto adaptado pela Ascom (com informações Max Olinto Moreira)
Foto dos painéis fotovoltaicos: João Paulo Junqueira Geovanini
Data: 16/10/2020
registrado em:
Fim do conteúdo da página