Página inicial > Notícias > V Edição do Novembro Negro: Qual o seu lugar de fala? Venha agregar conosco na luta antirracista!!

Publicado: Segunda, 23 de Novembro de 2020, 17h11 | Última atualização em Segunda, 23 de Novembro de 2020, 17h11

Ocorreu, na semana de 16 a 20 de novembro, a V Edição do Novembro Negro no Campus Avançado Carmo de Minas. Foi uma semana com atividades diversificadas e intercampi que contou com oficinas, palestras, rodas de conversas e leitura, sarau literário, cine clube e teatro. Nesta edição, a ênfase foi agregar todos os lugares de fala na tarefa essencial da formação de nossos jovens. Algumas atividades contaram com o protagonismo de nossos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados em Informática e Alimentos, sob a coordenação das professores da área de Língua Portuguesa e Artes. Os alunos foram primorosos em suas apresentações, trazendo reflexões críticas e pertinentes no combate ao racismo em nossa sociedade.

Tivemos também convidados de outras universidades e organizações que contribuíram de forma significativa para abrilhantar nosso evento e enriquecer a discussão nos aspectos cognitivos e emocionais.

As atividades do evento suscitaram comoção, reflexão, questionamentos e esperança em uma sociedade mais equânime e justa. Tudo isso com o propósito de agregar, dar forças e voz a todos na luta antirracista.

A seguir alguns depoimentos dos alunos que participaram do Evento:

João Vitor da Silva Leonidas (2º ano de Informática Integrado): “Durante todo mês que se lembra da consciência negra presenciamos cada vez mais a negação do racismo em nosso país. Eventos como o dessa semana provocam um sentimento de esperança em uma sociedade mais justa e ideal. Ser IF é ser mais tolerante, ser IF é ser mais consciente”.

Pedro Henrique Porte de Souza (3º ano de Informática Integrado): “O evento foi extremamente enriquecedor para minha formação como cidadão, na medida em que me tocou de diferentes formas e me fez perceber a minha obrigação, como pessoa branca, de agregar na luta antirracista”.

Dhawanny Gabrielly de Souza Morais (3º ano de Informática Integrado): “Participar desse evento tão importante foi, antes de tudo, super emocionante. Poder compartilhar conhecimento, vivências e desejo de um mundo cada vez mais antirracista. É sempre bom compartilhar ideias que melhoram nossa convivência e fazer isso com pessoas tão interessadas nessa causa é extremamente prazeroso”.