Página inicial > Notícias > Participação do campus avançado Carmo de Minas na Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais - OMIF

Publicado: Quarta, 09 de Dezembro de 2020, 15h24 | Última atualização em Quarta, 09 de Dezembro de 2020, 15h24

A Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF) é uma competição de matemática direcionada para alunos do ensino técnico integrado ao ensino médio das instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica. A OMIF é realizada em duas etapas: a primeira na escola do candidato e a segunda em um campus da rede federal de educação profissional e tecnológica que é definido a cada ano para sediar a olimpíada do ano subsequente. Excepcionalmente, em 2020, devido à pandemia de Covid-19, a OMIF foi realizada totalmente online.

A essência da OMIF é ser uma olimpíada diferenciada, a qual promove, além de uma prova objetiva de 1ª fase e uma dissertativa de 2ª fase, um evento com palestras, minicursos, oficinas, mostras de jogos, dinâmicas e confraternizações. Excepcionalmente, em 2020, a OMIF teve apenas uma prova objetiva de 1ª fase e um evento de 2ª fase, ambos online.

Em 2020 foram um total de 239 campi participantes, contabilizando um total de 5217 estudantes que realizaram a prova. O campus avançando Carmo de Minas contou a participação de 22 alunos, dos quais seis se destacaram, a saber:

• Medalha de ouro: Juan Belieni de Castro Araújo
  • Medalha de prata: Guilherme Abraão da Silva
  • Medalha de bronze: Emanuel Asafe Gomes
                                     Diogo Sobral Forasteiro
  • Menção honrosa: Luis Gabriel de Carvalho
                                Giovanna Gabriele Purcino Pereira

Vale a pena destacar que o medalhista de ouro está entre os 1% melhores de todos os participantes país afora e ele acertou todas as questões da prova.

“Eu sempre gostei de matemática, e isso ficou cada vez mais evidente desde que eu comecei a participar de olimpíadas de matemática já no meu ensino fundamental. A partir disso, eu passei a estudar e me aprofundar mais nela e em outras matérias de exatas no geral, que se tornaram rapidamente um grande interesse meu.

Dessa maneira, toda vez que acontece alguma olimpíada científica, como a OMIF, eu tento participar. Elas são, para mim, uma boa maneira de me desafiar e de testar meu conhecimento.”

Juan Belieni – aluno medalhista de ouro do 3º ano do curso técnico em Informática.

Texto: Renata Maciel dos Reis
Publicado em 09/12/2020.