Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Finalistas FEBRACE 2021
Início do conteúdo da página

Finalistas FEBRACE 2021

Publicado: Quarta, 17 de Março de 2021, 14h20 | Última atualização em Quarta, 17 de Março de 2021, 14h27

 Dois projetos do IFSULDEMINAS são finalistas da FEBRACE 2021

Conheça os trabalhos científicos e vote no seu favorito para que ele seja premiado

febrace“Você tem ideias criativas e quer impactar o mundo?” Com essa pergunta, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE 2021) convidou estudantes do 8° ou 9° Ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio ou do Ensino Técnico, de todo o país, para submeterem projetos nas áreas de Ciências Agrárias, Biológicas, da Saúde, Exatas e da Terra, Humanas, Sociais Aplicadas e Engenharia.

No total, foram cerca de 1.250 projetos inscritos, enviados por mais de 4 mil estudantes, diretamente ou por meio de uma das 75 feiras afiliadas. Um total de 345 projetos foram aprovados em todo o Brasil, apenas 22 em Minas Gerais.

Dois projetos de estudantes do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) estão entre os finalistas da FEBRACE 2021. Na área de Ciências Humanas, o Campus Avançado Carmo de Minas concorre com “A Bioética, os alimentos transgênicos (OGMS) e a rotulagem”, da aluna Laura Helena Bortolo Tipett, com Andresa Fabiana Batista Guimarães (orientadora) e Lilian Vanessa Silva (coorientadora). Clique na imagem abaixo para acessar a página do projeto na FEBRACE.

carmo

 As professoras e coordenadoras do projeto de Carmo de Minas, Andresa Fabiana B. Guimarães e Lílian Vanessa Silva, comentaram sobre a importância da FEBRACE no cenário da ciência na educação. "O projeto foi muito relevante porque possibilitou aos nossos estudantes da educação básica e técnica a oportunidade de promover um olhar mais aguçado para o entorno do campus (a comunidade da cidade de Carmo de Minas). Com isso, nós estimulamos a 'alfabetização científica', pois acreditamos que o projeto proporcionou o diálogo e a aproximação entre a cultura experimental dos indivíduos (a comunidade local, os discentes) e a cultura científica, bem como a apropriação de saberes relacionados a termos científicos, à natureza da ciência, às relações entre a ciência, tecnologia e sociedade. Notamos que o debate bioético despertou os alunos para situações do cotidiano - a identificação de problemas e a busca de soluções - e que a realização da pesquisa conferiu uma postura crítica, proativa e investigativa nas alunas, o que é significativo para a formação acadêmica, intelectual e humana. Para nós, docentes, realizarmos o projeto e estarmos entre os finalistas da FEBRACE nos possibilitou 'fazer ciência' no ensino médio, aguçando o desejo de seguirmos no trabalho multidisciplinar. Ressaltamos, também, o nosso aprendizado quanto à aplicação da ética em pesquisa com seres humanos. Desta forma, acreditamos estar contribuindo para promoção e difusão de uma leitura crítica da realidade, o que pode despertar o interesse e o engajamento de outros discentes".

Já na categoria Ciências Exatas e da Terra, o Campus Muzambinho disputa com “Um método baseado em aprendizado de máquina para previsão da produção de refeições em restaurantes universitários”, do estudante Yuri Donizete Claudino de Faria Santos, com Diego Saqui (orientador) e Paulo César dos Santos (coorientador). Clique na imagem abaixo para acessar a página do projeto na FEBRACE.

muzambinho febrace

Mostra de Finalistas 

Os projetos finalistas estão expostos na Mostra Virtual da FEBRACE, aberta para a visitação gratuita até o dia 26 de março. No dia seguinte, ocorre, às 15h, a Cerimônia de Premiação, que será transmitida no Canal da FEBRACE no Youtube

Os trabalhos serão avaliados pelo Comitê de Seleção e pelo Comitê de Revisão Científica, que escolherão os destaques da Feira baseados nos seguintes critérios: criatividade e inovação da pesquisa, conhecimento científico do problema, maneira como foram levantados os dados, como foi conduzida a pesquisa, metodologia empregada, profundidade da pesquisa e clareza de apresentação.

Prêmio Votação Popular

Também haverá premiação por voto popular para os projetos. Qualquer pessoa pode votar, basta estar logado na rede social Facebook, clicar nas imagens acima (nesta reportagem) que encaminham para a página dos projetos do IFSULDEMINAS na plataforma virtual da FEBRACE e clicar no botão azul "Curtir", que fica logo abaixo da animação em vídeo. A votação já está aberta e pode ser feita até às 14 hs do dia 29/03/2021.

Sobre a FEBRACE

A FEBRACE é a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, um movimento contínuo para estimular uma cultura investigativa, de criatividade, inovação e empreendedorismo na Educação Básica brasileira, por meio da indução à realização de projetos e mostras científicas e tecnológicas nas escolas. Ela é realizada anualmente pela Escola Politécnica da USP desde 2003.

A Plataforma Virtual deste ano é interativa. No hall de entrada, os visitantes poderão acessar, em um mesmo espaço, todas as atividades da FEBRACE. Poderão assistir palestras e lives; visitar a mostra dos projetos, votar no preferido e deixar comentários; conhecer os estandes dos patrocinadores e até tirar foto para guardar de recordação.

Esta edição tem o patrocínio da Samsung, Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Petrobras, e apoio institucional do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Saiba mais sobre a 19ª edição acessando o site do evento.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 17/03/2021
registrado em:
Fim do conteúdo da página