Página inicial > Notícias > Alunos participam da I Mostra de Trabalhos dos Cursos Integrados

Alunos participam da I Mostra de Trabalhos dos Cursos Integrados

Publicado: Quarta, 14 de Abril de 2021, 15h42 | Última atualização em Quarta, 14 de Abril de 2021, 15h42

A I Mostra de Trabalhos dos Cursos Integrados foi realizada com os alunos dos Cursos Técnicos em Alimentos e Informática Integrados ao Ensino Médio para que eles apresentassem os trabalhos desenvolvidos nas disciplinas de Química e Segurança do Trabalho. A ação foi organizada pelas coordenadoras de curso profa. Fernanda da Silva Antonio, profa. Thalita Ferreira Menegassi de Souza, a pedagoga Arthemisa Freitas Guimarães Costa em conjunto com os alunos Beatriz Vieira Melo, Francielle Pereira da Silva, Laura Helena Bortolo Tippet, Luna Cristal Silva Andrade, Maria Eduarda da Silva Rodrigues, Raquel Taveira de Oliveira do 3º ano do Curso Técnico em Alimentos e dos alunos Andressa Aparecida Souza de Oliveira, Emanuel Asafe Gomes e João Vitor da Silva Leonidas do 3º ano e Maia Pereira Dinsmore do 2º ano do Curso Técnico em Informática e ocorreu em 10 de abril de 2021.

O evento contou com 22 apresentações de trabalhos da disciplina de Química sob orientação das professoras Gilze Belém Chaves Borges e Thalita Ferreira Menegassi de Souza e da disciplina de Segurança do Trabalho sob orientação da professora Lilian Vanessa Silva. As apresentações foram divididas em 3 seções sendo: Seção I – Química das sensações, Seção II - História, Estrutura e Curiosidades da Química e Seção III - Panorama de Acidentes e Doenças Ocupacionais no Setor de Alimentos e Meios de Prevenção. As seções foram mediadas pelos alunos da comissão organizadora e a interação entre os palestrantes e participantes aconteceu remotamente. Durante os intervalos das seções, os participantes foram animados por uma trilha sonora.

O resultado foi muito positivo pois as apresentações demonstraram o envolvimento dos alunos com o evento, além disso, os alunos desenvolveram habilidades técnicas e humanas compatíveis com o solicitado atualmente em apresentações em eventos técnicos-científicos. Os alunos que participaram da comissão organizadora também puderam desenvolver habilidades frente ao planejamento, mediação e certificação de eventos. Para a aluna Maria Eduarda da Silva Rodrigues “O evento foi incrível, e ter participado dele como ouvinte, palestrante e membro da comissão organizadora foi uma experiência muito enriquecedora. Tive a oportunidade de aprender como um evento desse tipo acontece na prática e, principalmente, como é desenvolvido e organizado.”

Os professores presentes elogiaram o evento, o conteúdo e as apresentações dos alunos. Para a professora Siméa Paula de Carvalho Ceballos “O evento foi muito bem organizado, proveitoso e de muita aprendizagem. Acredito que este é o melhor caminho para a tão sonhada formação integrada e cidadã.”

Comissão Organizadora da I Mostra de Trabalhos dos Cursos Técnicos Integrados composta por alunos dos dois cursos integrados.

Imagem1

Foto e texto: Prof. Thalita Ferreira Menegassi de Souza