Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Pessoa com Deficiência, Educação Profissional e o Mundo do Trabalho
Início do conteúdo da página

Pessoa com Deficiência, Educação Profissional e o Mundo do Trabalho

Publicado: Terça, 08 de Fevereiro de 2022, 10h59 | Última atualização em Terça, 08 de Fevereiro de 2022, 10h59

No dia 04 de fevereiro de 2022 (sexta-feira), aconteceu no auditório do Campus Avançado Carmo de Minas, a palestra sobre “Permanência e êxito da Pessoa com Deficiência na Educação Profissional e o acesso ao Mundo do Trabalho”. A palestra foi ministrada pela professora mestra e especialista Simone Pereira Monteiro, que também atuou no Campus com o Atendimento Educacional Especializado - AEE.

A professora Simone fez uma abordagem sobre modelos de deficiência e os seus reflexos na sociedade nos diversos períodos da história. Para falar sobre esses modelos e o conceito de deficiência, a professora Simone citou a professora aposentada da UFRJ, Izabel Maior.

Segundo a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, citada por Maior, “a deficiência é um conceito em evolução e que a deficiência resulta da interação entre pessoas com deficiência e as barreiras devidas às atitudes e ao ambiente que impedem a plena e efetiva participação dessas pessoas na sociedade em igualdade de oportunidades com as demais pessoas”.

No que se refere a pessoa com deficiência e o acesso ao mundo do trabalho foi falado sobre a importância de conscientização da sociedade, a conscientização dos empregadores e o cumprimento da legislação.

A professora Simone Pereira finalizou a sua fala com a explanação sobre a sua atuação como AEE no Campus Avançado Carmo de Minas, atuação que contribuiu de forma significativa para o processo de ensino e aprendizagem.

Foto e Texto:
João Uilson Vieira Filho
Coordenador do NAPNE
Publicado em 08/02/2022.

registrado em:
Fim do conteúdo da página