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Volta às aulas 2022/1º

Publicado: Sexta, 11 de Fevereiro de 2022, 10h14 | Última atualização em Quarta, 16 de Fevereiro de 2022, 08h57

Carmo de Minas inicia semestre letivo de forma presencial

entradaA última segunda-feira (07/02) marcou a volta do ensino presencial no Campus Avançado Carmo de Minas. Depois de quase dois anos de adoção do ensino emergencial remoto, devido à pandemia da Covid-19, a maioria dos 325 estudantes matriculados na unidade iniciaram o primeiro semestre letivo de 2022, presencialmente.

Todos os alunos dos cursos técnicos integrados e os veteranos do curso Técnico Subsequente em Administração e do Bacharelado em Administração foram recepcionados no auditório do campus avançado. Participaram da acolhida, a direção, os coordenadores, os professores e os profissionais do setor de Atendimento ao Educando. Houve uma palestra sobre o Plano de Biossegurança adotado na unidade, além de música e reflexão sobre o 'Novo Começo'. Após a acolhida, os alunos foram para as salas de aula.

01 Foto CDMA ingressante do curso Técnico em Informática Integrado, Mariana Costa Vargas, contou como foi a experiência dela na primeira semana de aula. "Eu achei muito acolhedora e muito leve. Todos os professores foram muito atenciosos e pacientes, optaram por formas diferentes e divertidas de se apresentarem e de conhecerem melhor os alunos. Apesar do ensino integrado, os intervalos e as aulas são muito leves, você sempre tem a liberdade de fazer o que precisa. Aqui é muito organizado e muito aconchegante, eu me senti muito acolhida e em casa nessa primeira semana".

Enquanto alguns estudantes tiveram seu primeiro contato com o campus, os veteranos vivenciaram o retorno ao presencial. Uma mistura de alegria e apreensão. "O retorno das aulas presenciais foi, não só uma abertura ao novo para muitos, mas um reencontro de se ver como aluno. É um marco muito importante para os estudantes que tanto sofreram com as aulas remotas", comentou Rafael Neri Araújo, discente do 3º ano do Técnico em Alimentos Integrado. 

aulaEstevão Augusto da Fonseca Santos, estudante do 3º ano do Técnico em Informática Integrado, também compartilhou desses sentimentos e ressaltou as mudanças na rotina escolar. "No começo, tive opiniões misturadas sobre o assunto. Parte de mim queria voltar ao instituto e a outra parte queria continuar estudando em casa, e esses sentimentos persistiram até o primeiro dia de aula. Apesar disso tudo, é ótimo poder voltar ao instituto e ver todas as suas reformas finalizadas, falar com os professores presencialmente e ter as dúvidas respondidas no momento em que elas surgem, ir ao laboratório de informática nos horários de matéria técnica, entre outros. No entanto, a volta veio com algumas restrições, como o uso de máscaras, lavar as mãos com álcool em gel, manter o distanciamento social... Tem sido uma experiência diferente estar no instituto, não se tem a mesma liberdade como antes, isso para prevenir o contágio da COVID-19, e espero muito que não aconteça, já que não quero terminar o ensino médio de forma remota como aconteceu com outros alunos no IFSULDEMINAS. Estou muito feliz com o retorno das aulas presenciais e tem sido uma experiência bem positiva para mim. Acredito que podemos criar um ambiente escolar seguro nesse tempo tão complicado com a cooperação e cuidado dos colegas, dos professores e de todos que circulam pelo instituto". 

Planejamento

02 Foto CDMPara criar esse ambiente escolar seguro e organizado, foi realizada, na semana anterior ao início das aulas, a Semana de Planejamento, com capacitação, palestras, oficinas e reuniões com os 35 servidores da unidade, além dos terceirizados.

Além de uma reunião geral com o diretor do campus avançado, João Olympio, e encontros entre o diretor de Desenvolvimento Educacional, coordenadores, pedagoga e docentes para alinhar a parte pedagógica de cada curso ofertado pela unidade, ocorreram reuniões com a Comissão de Biossegurança sobre a adoção de protocolos para o retorno do ensino presencial; orientações sobre documentação acadêmica; e as palestras "Permanência e Êxito da Pessoa com Deficiência na Educação Profissional e o acesso ao Mundo do Trabalho", proferida pela professora Simone Pereira Monteiro (mestra e especialista em Educação Especial) e "Um novo começo: abordagem da psicologia na perspectiva da readaptação escolar", ministrada pelas psicólogas Jamile Pereira Vilella (com formação em Terapia Cognitivo Comportamental), Paula Pereira Vilella (especialista em Gestão de Pessoas) e Sandra Helena Dias Pereira (com formação Sistêmica e Psicoterapia Cognitiva Comportamental).

07Os profissionais também tiveram momentos de descontração e de incentivo à saúde física, com a apresentação de violão do músico Fabrício Vieira Souza, licenciado em Música pela Universidade Federal do Pampa, e a atividade "Recomeço é movimento - Corpo Ativo: exercícios e orientações para a saúde do corpo", com a fisioterapeuta Patrícia de Oliveira (com formação em Terapia Aquática, Pilates, Movimento Inteligente e Disfunção Temporomandibular).

De acordo com a pedagoga Arthemisa Freitas Guimarães Costa, organizadora do evento, a programação da Semana de Planejamento foi diversa e cumpriu com as finalidades propostas. "Ela teve como objetivos realizar o acolhimento dos professores e dos profissionais que trabalham diretamente com os estudantes: servidoras do Setor de Atendimento ao Educando, Bibliotecária e Técnica de Laboratório; realizar formação continuada dos professores e profissionais da educação; e realizar reunião geral, pedagógica e por curso para o retorno presencial seguindo os protocolos de Biossegurança do Campus. No decorrer da semana, foram trabalhadas temáticas na perspectiva de alguns pilares da saúde física, emocional e relacional. Houve, ainda, uma formação promovida pelo Setor Pedagógico e pelo NAPNE com estudo teórico, apresentação de casos e preparação para o atendimento dos estudantes com deficiência do campus".

08Sobre o plano de contingência para enfrentamento da COVID-19, a professora Belami Cassia da Silva, membro do Comitê de Biossegurança do Campus Avançado Carmo de Minas, explicou que ele foi baseado no “Protocolo sanitário de retorno as atividades escolares presenciais” do governo do estado de Minas Gerais. "Neste documento, pontuamos diversas recomendações e estratégias voltadas para minimização dos riscos inerentes às atividades administrativas e acadêmicas da instituição. Ressaltamos nas apresentações que foram realizadas com toda comunidade acadêmica, que este protocolo deverá ser seguido e que estará sempre sendo revisado pela comissão. Neste momento tão importante, não podemos deixar de ressaltar que a manutenção das aulas presenciais deverá ser um esforço conjunto de toda comunidade escolar, pois somente assim todos continuaremos protegidos".

Novidades

refeitorioAlém de terem que conviver com uma rotina seguindo os protocolos de biossegurança, os estudantes encontraram novidades na estrutura do campus avançado neste início de ano. Eles conheceram o recém-inaugurado auditório climatizado, com capacidade para 350 pessoas; a nova quadra poliesportiva; o Centro Integrado de Educação a Distância (CIEAD), que dá apoio e estrutura pedagógica e laboratorial para a gravação de videoaulas e ações ligadas principalmente à EaD; e o casarão centenário inteiramente reformado, que passou a abrigar a biblioteca e o setor administrativo da unidade. Todos, construídos e reformados, priorizando a acessibilidade. Além disso, os discentes do Técnico Integrado inauguraram o refeitório com estrutura para a alimentação self-service. A matéria sobre a inauguração das novas instalações pode ser conferida aqui.

 

 

 

Em breve

As aulas para as turmas do curso Técnico em Alimentos Subsequente ocorrerão após o término do período de matrícula e para o Módulo I do Bacharelado em Administração, no dia 07/03/2022.

 

Texto: Ascom Reitoria / IFSULDEMINAS
Com informações da servidora Arthemisa Freitas Guimarães Costa
Data: 11/02/2022

 

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