Página inicial > Notícias > Estudantes dos Cursos Técnicos Integrados participam da primeira etapa do Torneio Arduino Challenge

Publicado: Sexta, 08 de Abril de 2022, 17h28 | Última atualização em Quarta, 13 de Abril de 2022, 16h17

Aconteceu no dia 02/04/2022 no Campus Avançado Carmo de Minas a etapa classificatória do Torneio Arduino Challenge promovido pela Promove Engenharia do INATEL (Instituto Nacional de Telecomunicações).

O projeto Torneio Arduino Challenge tem como o objetivo levar para os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental II ao 3° ano do Ensino Médio um desafio de robótica utilizando desta plataforma, provocando assim uma inserção deste aluno ao mundo da Engenharia. O torneio consiste na manipulação da placa Arduino (hardware e software), realizando etapas intermediárias chamadas de missões.

A temática escolhida para este ano foi o mundo mágico de Harry Potter, onde os competidores precisam ajudar o bruxo a derrotar seu terrível inimigo, Lord Voldemort. Nesta etapa classificatória tivemos 9 equipes participantes com alunos dos cursos Técnicos Integrados em Alimentos e Informática. As equipes participaram de um treinamento com 2 Engenheiros de Telecomunicações e 4 estudantes do Curso de Engenharia de Telecomunicações do Inatel com duração de 4 horas. Após o treinamento, foram lançados 6 desafios para as equipes e a equipe que conseguisse realizar mais desafios no tempo pré-definido utilizando a plataforma Arduino estaria classificada para a etapa final intercolegial.

Os estudantes ficaram muito entusiasmados e satisfeitos com a realização do torneio. João Filipe do 1º Ano de Informática destacou: “Decidi participar do Arduino challenge de 2022, não tinha nenhum conhecimento sobre programação antes, porém resolvi participar apenas para adquirir experiência. Então formei um trio com pessoas que também não tinham conhecimento prévio e fomos sábado participar do torneio. Primeiramente tivemos um estudo sobre os códigos fundamentais dos programas e como configurar o arduino e depois fizemos a competição. Foi muito bom para a nossa equipe ter participado, pois conseguimos adquirir um conhecimento novo, o conteúdo foi muito bem explicado e a competição justa.”

O estudante Marcelo do 3º Ano de Informática também destacou que “o evento foi muito bem organizado e com uma equipe ótima, teve uma explicação bem clara e objetiva, e eu não tinha conhecimento algum sobre e com toda didática consegui acompanhar e aprender muito sobre, foi um evento maravilhoso.”

Gabriel Melo, estudante do 3º Ano de Informática, fez seu depoimento sobre o evento: “A princípio estava com medo de participar pois nunca tive contato com arduino e achava que teria desvantagem na competição, mas com a formação anterior eu e minha equipe tivemos uma boa base para conseguirmos fazer os desafios. A experiência da competição foi incrível, além do conhecimento sobre arduino, tivemos contato também com o espírito de equipe e a emoção até o último segundo de competição. Agradeço muito a professora Juliete por me incentivar a participar e a INATEL trazer esse evento incrível até a nossa escola.”

O evento foi muito significativo para os estudantes pois adquiriram novos conhecimentos, consciência de trabalho em equipe e organização. Em setembro, acontecerá a etapa intercolegial no INATEL (datas e programação ainda serão divulgadas) e teremos os alunos Daniel Baracat e Guilherme Oliveira do 2º Ano do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio representando o campus Avançado Carmo de Minas.

Texto e Fotos: Juliete Aparecida Ramos Costa
Publicado em 08/04/2022.