Página inicial > Notícias > Palestra aos alunos que integram o Projeto Espaço Maker

Palestra aos alunos que integram o Projeto Espaço Maker

Publicado: Terça, 10 de Maio de 2022, 19h07 | Última atualização em Terça, 10 de Maio de 2022, 19h07

Foto_Inicial.jpgNo dia 05/05/2022, o professor Aldyr Amaro da Costa Nunes realizou uma palestra com o tema “Da Ideia a Prototipação” aos alunos que compõem a equipe do Espaço Maker do câmpus avançado Carmo de Minas. O professor Aldyr é formado em Sistemas de Informação, pós-graduado em Redes de Computadores e atua profissionalmente na área de Tecnologia da Informação. Desenvolve ações nas áreas de Robótica com Arduino, Automação, Impressão 3D e CNC. O professor Aldyr possui vasta experiência nessas áreas e explanou sobre aspectos primordiais (técnicos e comportamentais) para os alunos que estão participando do Projeto Espaço Maker.

O LabMaker é um espaço que está em implantação no Campus Avançado Carmo de Minas, destinado aos estudantes desenvolverem a Cultura Maker, a qual é centrada no “faça você mesmo” (Do-it-yourself). Nesse espaço as pessoas imaginam, criam, erram, aprendem, compartilham, colocando a mão na massa, ou seja, desenvolvem seus projetos na prática. Os projetos podem ser individuais, em grupos, ou podem partir de uma demanda de sala de aula com a participação dos professores. Dessa forma, a aprendizagem sai do ensino tradicional e parte para resolver problemas reais, que podem surgir internamente, bem como de demandas externas.

Com a palestra ministrada pelo Professor Aldyr, os estudantes que participaram se sentiram ainda mais motivados com a Cultura Maker, percebendo que a criatividade pode abrir grandes oportunidades profissionais.

Texto: Luiz Gustavo de Mello e Luciano Haverroth
Fotos: Luiz Gustavo de Mello