Página inicial > Notícias > Campus Avançado Carmo de Minas está entre as 55 melhores instituições públicas de Ensino Médio do país, segundo o Ideb 2021

Publicado: Quarta, 09 de Novembro de 2022, 15h35 | Última atualização em Quarta, 09 de Novembro de 2022, 15h41

alunos carmoNo mês de setembro, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentaram os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021, que monitora o desempenho das escolas e das redes de ensino brasileiras. O Campus Avançado Carmo de Minas do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) obteve 6,4 pontos nesta edição do Ideb e o resultado colocou a instituição entre as 55 melhores escolas públicas de Ensino Médio do país.

O que é o Ideb?
No Brasil, o monitoramento do desempenho das escolas e das redes de ensino é feito, entre outras estratégias, por meio do Ideb, indicador criado em 2007, que é calculado com base (a) no índice de aprovação dos alunos obtido anualmente no Censo Escolar e (b) no desempenho dos estudantes no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O que é Saeb?
O Saeb é realizado desde 1990 pelo Inep. A cada dois anos, os estudantes do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio são avaliados pelo Saeb, com provas de Língua Portuguesa e Matemática. Em 2021, as provas foram aplicadas entre 8 de novembro e 10 de dezembro, em mais de 72 mil escolas públicas e privadas de todas as unidades da Federação, o que representa 97,1% do número total de instituições.

Resultado
O Campus Avançado Carmo de Minas ficou entre as 55 instituições de ensino públicas com melhor classificação no Ideb 2021. A pontuação de 6,4 da unidade do IFSULDEMINAS ficou acima da média nacional, que foi de 4,2 pontos. Carmo de Minas também ficou com pontuação maior do que a média da Região Sudeste (4,4) e a do Estado de Minas (4,2), conforme indicado na tabela a seguir.

Resultado Ideb 2021 – Ensino Médio (Toda a Rede Escolar Pública)
Brasil 4,2
Sudeste  4,4
Minas Gerais 4,2
Campus Avançado Carmo de Minas 6,4

Nesta edição, tiveram o índice calculado 7.195 escolas públicas (municipais, estaduais e federais) que ofertam o Ensino Médio em 3.419 municípios de todo o país. Outras 10.836 escolas de Ensino Médio não tiveram Ideb 2021 divulgado em razão da taxa de participação de estudantes no Saeb ter sido inferior a 80%.

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS