Página inicial > Notícias > VII Novembro Negro: Protagonismo da Juventude Negra

VII Novembro Negro: Protagonismo da Juventude Negra

Publicado: Terça, 29 de Novembro de 2022, 16h26 | Última atualização em Terça, 29 de Novembro de 2022, 16h26

Entre os dias 22 e 26 de novembro de 2022, ocorreu o VII Novembro Negro, promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas - NEABI do IFSULDEMINAS - Campus Avançado Carmo de Minas. Com o tema Protagonismo da Juventude Negra, buscou-se destacar a potência, as vozes, as trajetórias e as lutas protagonizadas pela juventude negra. O evento promoveu diversas atividades, tais como veiculação de músicas de artistas negros, exibição do filme Racionais: das ruas de São Paulo pro mundo, apresentações musicais, mesas-redondas e sarau literário.

A mesa-redonda Trajetórias Negras: Representatividade Importa!, ocorrida no dia 23 de novembro, contou com a participação da psicóloga Daiana Candida, do médico Leonardo Rodrigues, da costureira Amanda Gabriela da Conceição Fernandes e do advogado Gabriel Casimiro Severino de Souza. Cada participante compartilhou vivências que marcaram sua trajetória, o que emocionou o público (composto de estudantes e servidores) e propiciou uma reflexão sobre como o racismo estrutural da sociedade brasileira atinge as vidas negras, a falta de representatividade negra nas diversas esferas sociais e a importância da ancestralidade consubstanciada no apoio familiar que lhes fortaleceu na luta antirracista e em suas realizações individuais e coletivas.

No sábado dia 26 de novembro, a mesa-redonda Vozes da Juventude Negra: Luta Antirracista! teve a participação do estudante de Psicologia da UFMT Carlos Augusto da Silva Duarte, conhecido como MC Guto; da discente de Química da UNIFEI Pâmela Félix; do estudante de Sistemas de Informação da UNIFEI Luís Eduardo Damasceno; do discente de Engenharia de Materiais da UNIFEI Luzayamo Vírgilio Antônio Jorge; e da técnica em Marketing Rebeca Silva Lino Dantas de Medeiros, integrante da Fábrica dos Sonhos. Os integrantes da mesa-redonda refletiram sobre o significado do protagonismo da juventude negra e de ser negro no Brasil em comparação com Angola (país de origem de Luzayamo), bem como as formas de efetivar a luta antirracista por meio da organização do coletivo Não mexe com minha cor pelos estudantes da UNIFEI e de um projeto de combate ao racismo mediante palestras em escolas de nossa região promovidas por Rebeca com o apoio da Fábrica dos Sonhos. Além disso, MC Guto recitou para o público um de seus poemas marginais - Minha Vida, meus mortos, meus caminhos tortos, trazendo as pautas do genocídio do jovem negro, da subalternidade da mulher negra na sociedade e da falácia do mito da democracia racial.

O evento possibilitou ressignificar o olhar em relação a como o racismo ainda é uma realidade perversa e estruturante da sociedade no Brasil, mas também inspirou e encheu de esperança de que a transformação está acontecendo gradualmente, através da luta, da ação, da resistência na Voz dessa Juventude Negra, que se faz presente e ativa nos mais variados setores da sociedade brasileira!
Por fim, faz-se necessário agradecer o empenho dos membros do NEABI e o apoio institucional dado pela Direção Geral, Direção de Ensino, Direção Administrativa, SAE, NTI e docentes, fundamentais para a realização deste evento.

Texto: Marcela Lopes Gomes e Lidia Lopes Ozório.
Publicado em 29/11/2022.