Página inicial > Notícias > 1° Simpósio de Gestão Ambiental, Custos e Marketing: Um caminho para o crescimento sustentável.

Publicado: Terça, 02 de Maio de 2023, 13h32 | Última atualização em Terça, 02 de Maio de 2023, 13h39

No dia 25 de abril de 2023, foi realizado no auditório do Câmpus Avançado Carmo de Minas o 1° simpósio de Gestão Ambiental, Custos e Marketing, organizado pela turma do 4° módulo do curso de Bacharelado em Administração.
    O evento foi aberto ao público contando com a presença de egressos e ingressos da instituição e alunos da escola local Professor Guedes Fernandes. Na noite em questão, palestras foram ministradas pelo Professor de Administração Dr. Janderson Martins Vaz e a Engenheira ambiental e sanitária, Yasmim Fernandes de Castro, abordando de maneira prática a importância de conciliar as três áreas dentro das empresas.

palestra janderson 21f940d64cf8480292850d753e3d2cc1

Imagem 1: Professor Janderson

Em um primeiro momento o palestrante Professor Janderson abordou um breve histórico acerca da aplicação da gestão ambiental no ambiente corporativo e deu ênfase às mudanças de concepção e aceitação ao longo do tempo. Logo após, iniciou a explanação sobre o tema ESG (Governança ambiental, social e corporativa) e o Mercado Financeiro.
Mostrou notícias que comprovam a importância deste tema nos dias atuais e como a sua implantação nas empresas pode trazer benefícios, entre eles financeiros ou como o não seguimento da abordagem em questão influencia na perda de clientes e prejuízos. Além disso, explanou a importância da integração do ESG com os objetivos das entidades.

Na segunda parte do evento, a palestrante Yasmim trouxe um pouco de sua experiência demonstrando como o marketing digital foi fator crucial em sua inserção mercado de trabalho após a sua formação, e como ela se organizou para aplicar a gestão ambiental nas empresas em que atua, elaborando um checklist para atender os seus clientes. Previamente, ela tem uma conversa para saber se eles são passíveis de licenciamento ambiental, se o empreendimento causa algum tipo de poluição e qual o impacto para o meio ambiente, como é feito o uso da água, se eles possuem alguma outorga ou cadastro de uso insignificante, como é a destinação dos resíduos sólidos e efluentes líquidos, se eles possuem metas ambientais e se estão sendo colocadas em prática, bem como é realizado um trabalho de treinamento em conjunto com os colaboradores e monitoramento. Dessa forma os empreendedores podem utilizar as boas práticas ambientais para se promoverem, alcançando mais clientes, o chamado marketing verde. Além de conseguirem diminuir seus custos, pois ações sustentáveis os reduzem.

palestra todos organizadores 2a730f6eb58f4a63a8c94010a90aa37a

Imagem 2: Equipe organizadora do evento