Página inicial > Notícias > Campus Avançado Carmo de Minas se destaca na quinta edição da OMIF

Campus Avançado Carmo de Minas se destaca na quinta edição da OMIF

Publicado: Quarta, 31 de Maio de 2023, 12h20 | Última atualização em Quarta, 31 de Maio de 2023, 12h22

Evento da OMIF reuniu estudantes de toda a Rede Federal na cidade de Fortaleza (CE). O IFSULDEMINAS - campus avançado Carmo de Minas ganhou destaque levando medalha de ouro.

1Imagem 1: Estudantes Lara e Daniel no campus Fortaleza - IFCE

Após duas edições no formato virtual em razão da pandemia da COVID-19, aconteceu nos dias 19, 20 e 21 de maio, a segunda fase da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF), realizada presencialmente no campus de Fortaleza do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Participaram na primeira fase 7.601 estudantes de todo o país, destes, 383 foram classificados para a segunda fase. Dos 383 estudantes, 300 compareceram ao evento para realizar a prova final. A primeira fase foi uma prova objetiva com 21 questões e a segunda fase foi uma prova discursiva (aberta) composta por 5 questões.

O campus Carmo de Minas teve grande destaque, sendo representado pelos dois estudantes classificados, Daniel Baracat Franqueira Cavazza e Lara de Oliveira Magalhães. Daniel é estudante do curso Técnico Integrado em Informática e Lara é do curso Técnico Integrado em Alimentos. Ambos os estudantes estão, atualmente, no 3° ano.

2Imagem 2: Estudante Daniel em sala realizando a prova.

3Imagem 3: Estudante Lara em sala realizando a prova.

Os finalistas viajaram para Fortaleza (CE) com apoio financeiro do IFSULDEMINAS e do campus avançado Carmo de Minas, que custearam passagens aéreas, além de um auxílio para alimentação. A organização da OMIF, disponibilizou refeições aos estudantes durante os dias do evento e ofereceu o alojamento do Campus Fortaleza como dormitório para os alunos.

A professora de Matemática Renata Maciel dos Reis acompanhou os estudantes e participou do evento que contou com palestras, oficinas e minicursos.
“Poder acompanhar os estudantes Daniel e Lara na segunda fase da OMIF foi uma experiência ímpar. É satisfatório ver o quanto este evento foi marcante para eles e para mim, tanto por oportunizar uma convivência com estudantes e professores do Brasil inteiro, quanto pelos excelentes resultados obtidos, sendo conquistada até uma medalha de Ouro, dentre as 11 disputadas por toda a rede federal. Tenho muito orgulho e admiração por estes estudantes, que se dedicaram e empenharam para trazer ótimas experiências na bagagem. Aproveito para parabenizá-los mais uma vez por essas conquistas! Que sejam fonte de inspiração aos demais estudantes, e que o interesse pela matemática e pelas olimpíadas de conhecimento aumentem cada vez mais com estes dois exemplos. E, por fim, não poderia deixar de agradecer ao campus avançado Carmo de Minas e à reitoria do IFSULDEMINAS pelo intenso apoio que nos foi despendido para que toda essa experiência se tornasse possível.”

4Imagem 4: Lara, professora Renata e Daniel no campus Fortaleza - IFCE

Lara, que foi finalista, também conta sua experiência. “Acho que a missão de escrever um parágrafo sobre a OMIF é mais difícil do que a própria prova da OMIF. 4 dias em Fortaleza, 4 dias de experiências que ficarão para sempre guardadas. A OMIF me proporcionou incríveis amizades, a oportunidade de conhecer o melhor mar - o mar do Nordeste -, pude conhecer culturas diferentes, sotaques, histórias, culinárias e sobretudo, tive um contato diferente com a matemática. Foram muitas palestras, jogos, minicursos e oficinas envolvendo matemática, informática, astronomia, ciências sociais, música e assuntos que eu nem sabia que poderia envolver matemática, como por exemplo, saber se um jogo é justo através de um conceito chamado Esperança Matemática. Se eu pudesse eu voltaria no tempo e viveria tudo outra vez. Deixarei registrado meu agradecimento para a pessoa que foi essencial todo o tempo… Renata, te admiro um tanto!”

5Imagem 5: Lara participando do minicurso Brincando com a Matemática no chão.

O aluno Daniel, medalhista de ouro do Campus Carmo de Minas diz “No evento não houve somente a prova; várias palestras e minicursos interessantes foram ofertados. Outro aspecto positivo foi a troca cultural, não só com pessoas de Fortaleza, mas de todo o Brasil. Além disso, foi uma honra representar o Campus Avançado de Carmo de Minas e trazer uma medalha de ouro.”

6Imagem 6: Daniel com sua medalha de Ouro, ao lado do presidente do comitê nacional da OMIF - Renato Machado Pereira e da professora Renata.

Esta é a quinta edição da OMIF, um projeto que surgiu em 2018 por ocasião dos eventos comemorativos dos 10 anos de criação dos Institutos Federais brasileiros. A próxima edição da OMIF já tem local definido para a realização da prova final. Será em Cuiabá, capital do Mato Grosso. As inscrições para o evento ainda serão anunciadas.
Mais informações sobre a Olimpíada podem ser encontradas no site https://omif.com.br/

7

Imagem 7: representantes de seis campi do IFSULDEMINAS no encerramento do evento.