Página inicial > Notícias > Viagem Histórica dos Formandos do Curso Integrado de Alimentos e Informática

Viagem Histórica dos Formandos do Curso Integrado de Alimentos e Informática

Publicado: Quinta, 22 de Junho de 2023, 12h20 | Última atualização em Quinta, 22 de Junho de 2023, 14h24

Viagem Histórica dos Formandos do Curso Integrado de Alimentos e Informática do Câmpus Avançado Carmo de Minas

Os alunos formandos dos Cursos Técnico em Alimentos e Técnico em Informática Integrados ao Ensino Médio, juntamente com os professores Belami Cassia da Silva, Juliete Aparecida Ramos Costa, Guilherme Augusto Duarte Copati e Wellington Júnio Guimarães da Costa, visitaram, no último dia 17/06, a cidade de Ouro Preto (MG). A visita cumpriu dois objetivos: conhecer a cidade histórica e participar da Mostra de Profissões da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Foto 1

A cidade de Ouro Preto é reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade e conta com um dos maiores conjuntos barrocos do mundo. Importantes temas da História nacional e que permeiam os livros didáticos – como a Inconfidência Mineira, o Barroco Mineiro, a economia mineradora e o movimento literário conhecido como Arcadismo, entre tantos outros exemplos – tiveram como palco essa cidade, que também já foi a capital do estado de Minas Gerais. Nesse sentido, a visita orientada a igrejas, minas de ouro e monumentos da Antiga Vila Rica foi uma atividade importante para a formação de cidadãos conscientes da sua história. A visitação aos espaços culturais contribuiu muito para o processo de ensino-aprendizagem, pois, além de aprofundar os estudos realizados em sala de aula, ajudou a despertar nos alunos um senso crítico sobre o seu passado, proporcionando-lhes refletir sobre a importância de valorizar o seu patrimônio histórico e cultural.

Foto 2Foto 3

Após a visita ao centro histórico de Ouro Preto, os alunos do Campus Avançado Carmo de Minas juntaram-se aos mais de 12 mil estudantes do Ensino Médio, vindos de mais de 100 escolas públicas e privadas de Minas Gerais, para conhecer os cursos de graduação da UFOP, uma das principais Universidades Federais de Minas Gerais e do Brasil. Por meio de palestras, experimentos, estandes e salas interativas, os discentes puderam conhecer melhor os mais de 50 cursos de graduação oferecidos pela universidade nas diferentes áreas do conhecimento, bem como as suas respectivas possibilidades profissionais. Houve ainda oficinas e atividades esportivas, culturais e apresentações cênicas e musicais. A experiência de conhecer um campus universitário é, por si só, um estímulo que alimenta o sonho de ingressar na educação superior em uma universidade pública. Além disso, o contato com professores e alunos que apresentavam os diferentes cursos de graduação foi um fator motivacional que permitiu a cada formando melhorar a sua percepção acerca da sua afinidade e identificação profissional. Assim, nossos estudantes poderão fundamentar de modo mais apropriado a escolha da sua futura profissão.

Foto 4

A relevância de viagens como essa está, portanto, no fato de que os educandos tiveram a oportunidade de refletir sobre o seu passado, por meio do contato com os monumentos históricos, bem como sobre o seu futuro, no que toca à continuidade dos estudos no nível superior. Tratou-se, portanto, de uma oportunidade ímpar para os alunos do IFSULDEMINAS – Campus Avançado Carmo de Minas.

Texto: Belami Cassia da Silva, Juliete Aparecida Ramos Costa, Guilherme Augusto Duarte Copati e Wellington Júnio Guimarães da Costa

Fotos: Juliete Aparecida Ramos Costa e Rafael Neri Araujo