Página inicial > Notícias > Inauguração NAF

Inauguração NAF

Publicado: Terça, 29 de Agosto de 2023, 18h22 | Última atualização em Terça, 29 de Agosto de 2023, 18h54

IFSULDEMINAS - campus Avançado Carmo de Minas inaugura Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) em parceria com a Receita Federal

okAgora a população de Carmo de Minas vai poder contar com um local que oferece assistência fiscal gratuita a pessoas físicas de baixa renda, microempreendedores individuais (MEI), organizações da sociedade civil e pequenos proprietários rurais. Isso porque, no último dia 22 de agosto, foi inaugurado o Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) campus Avançado Carmo de Minas, um programa de Cidadania Fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB) em cooperação com instituições de ensino.

ok 4O evento aconteceu no auditório do campus e teve a presença do diretor de desenvolvimento e relações internacionais do IFSULDEMINAS, professor Luiz Adriano Batista, que na ocasião representou o reitor Cleber Ávila Barbosa. Também estiveram presentes, o diretor geral do campus Avançado Carmo de Minas, professor João Olympio de Araújo Neto, o vice-prefeito do município, Antônio Nivaldo Martins, o coordenador do NAF local e coordenador do curso de Bacharelado em Administração, professor José Celso de Castro, do auditor fiscal e delegado regional da Receita Federal em Varginha, Eduardo Antônio Costa, do analista-tributário chefe da Receita Federal em São Lourenço, Rui Gleidson dos Santos Borges e do analista-tributário chefe da Receita Federal em Itajubá, Sérgio Antônio da Silva.

A solenidade ainda contou com a presença de toda comunidade acadêmica do campus, assim como representantes do Legislativo local e empresários.

ok1Durante o evento, o analista tributário Sérgio Silva, proferiu a palestra “ Receita Federal como Órgão de Estado e Cidadania Fiscal”, com o objetivo de apresentar as principais informações sobre a Administração Tributária Brasileira, o modo de atuação da Receita Federal do Brasil (RFB) e ainda falar sobre a função social do Tributo e as Ações de Cidadania Fiscal da RFB.

Em seguida, o auditor fiscal, Eduardo Antônio Costa, falou sobre as atribuições do NAF na Instituição e, principalmente, sobre as vantagens da instalação do Núcleo, tanto para alunos, como professores e comunidade em geral.

ok2O objetivo da Receita Federal com a implantação do Núcleo de Apoio Fiscal (NAF), em parceria com o IFSULDEMINAS - campus Carmo de Minas, é promover uma melhor qualificação dos acadêmicos, disponibilizar a prestação de serviços tributários e fiscais aos contribuintes carentes e desenvolver a moral tributária e a cidadania na sociedade.

O NAF do IF Carmo de Minas está instalado na sede da Prefeitura de Carmo de Minas, em um espaço estrategicamente adequado, cedido pelo Poder Executivo Local. O horário de funcionamento será das 12h às 17h, de segunda a quinta-feira, e prestará  atendimento, por ora, presencial, feito pelo aluno do curso de Bacharelado em Administração, Eder Rudson da Silva, com apoio do  profissional de Ciências Contábeis, Marcelino José Simões Barbosa, abrangendo os seguintes assuntos:

• Regularização de CPF de declarantes de baixa renda (importante para acesso a serviços bancários, serviços de assistência social, saúde e outros),
  • Esclarecimentos  sobre aspectos do Microempreendedor Individual – MEI e
  • Assessoria à exportação/importação de materiais e produtos para cidadãos/empresas iniciantes, que desejam exportar seus produtos e adquirir equipamentos e produtos no exterior.

Texto: Dicom IFSULDEMINAS
Com informações: Profº. José Celso de Castro