Página inicial > Notícias > Reditec 2023

Reditec 2023

Publicado: Quarta, 08 de Novembro de 2023, 09h21 | Última atualização em Quarta, 08 de Novembro de 2023, 14h01

IFSULDEMINAS participa da Reunião de Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica

Equipe

Os gestores do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) estão reunidos em Natal para participar da 47ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica, evento que este ano tem como tema “Novos tempos, novos rumos: a Rede que queremos”.

O reitor comentou a participação do IFSULDEMINAS no evento: “A Reditec 2023 promete ser um evento enriquecedor e repleto de oportunidades para a troca de conhecimento e a busca por soluções para os desafios enfrentados pelas instituições de ensino profissional e tecnológico do país”.

Além do reitor Cléber Ávila Barbosa, compõem a comitiva do IFSULDEMINAS os diretores-gerais Alexandre Fieno, Aline Manke, Carlos José dos Santos, João Olympio de Araújo, Juliano Caliari, Luiz Flávio Reis Fernandes, Rafael Neves Coelho, Renato Souza, os pró-reitores Carlos Henrique Rodrigues Reinato, Clayton Mendes, Honório Morais, Luiz Carlos Dias Rocha, os diretores Luis Adriano Batista, Jacssane do Couto Andrade e Ramon Silva e o assessor de Relações Internacionais, Rafael Tenório. Juntos, esses representantes do IFSULDEMINAS contribuem para o enriquecimento das discussões e a troca de conhecimentos durante o evento. Eles participam de diversas palestras e oficinas com temas diversificados por áreas e tópicos gerais.

Experiências Exitosas

Um destaque na participação do IFSULDEMINAS na Reditec 2023 são as experiências exitosas. Foram selecionadas duas experiências, sendo uma relacionada ao projeto "Viaje com o IF" e outra ao Centro de Validação Tecnológica (CVT) na área de pesquisa, pós-graduação e inovação. Essas experiências exitosas serão apresentadas no dia 08/11.

Cerimônia de abertura

Abertura

O evento teve sua Conferência de Abertura realizada pela secretária-executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela, que representou o Ministro da Educação, Camilo Santana, no Centro de Convenções de Natal, na noite de ontem, 06/11.

Em sua fala, Izolda ressaltou o papel fundamental da rede federal na superação dos desafios educacionais, como a disparidade na média de estudos entre diferentes grupos, destacando a diferença entre mulheres brancas de classes sociais mais elevadas e homens negros de baixa renda. Além disso, a falta de acesso ao ensino superior e a escassa oferta de cursos técnicos profissionalizantes no país.

A mesa de abertura contou ainda com a participação do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Getúlio Marques Ferreira, da presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e reitora do IF Sertão Pernambucano, Maria Leopoldina Veras, do reitor do IFRN, José Arnóbio de Araújo Filho, e da estudante licenciada em Educação do Campo pelo Campus Canguaretama do IFRN, Meyriane Costa de Oliveira, que representou os estudantes de todas as instituições presentes no evento.

Reditec

destaque

A programação da 47ª Reditec segue até o dia 9 de novembro. Com mais de 1.500 participantes, a reunião, além das conferências, conta com palestras, mesas-redondas, exposições de experiências exitosas, oficinas e apresentações culturais.

Voltada a gestores dos 680 campi que compõem a Rede Federal, a Reditec se propõe a discutir um novo começo para as instituições da Rede Federal após o período de pandemia e isolamento social e de redução de recursos orçamentários, para isso, busca mobilizar seus públicos em torno do tema "Novos tempos, novos rumos: a Rede que queremos”.

“Teremos quatro dias de intensas atividades, pela manhã e à tarde. Na prática, são mais de 70 momentos de interação entre público e palestrantes, conferencistas e outros, pois há mesas-redondas, reunião de grupo e apresentações culturais com artistas potiguares, tudo com o intuito de partilhar esses saberes, afinal, como trabalhadores da educação, entendemos que precisamos olhar para a Rede que temos, quais os seus nós, como estão disponibilizadas suas linhas, quais os espaços em que são lançadas. E tudo isso numa embarcação que nos traga cor, alegria e afeto: humanidade”, disse Clara Bezerra, assessora de comunicação do IFRN e uma das coordenadoras do evento.

Promovida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) e pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a Reditec tem como anfitrião, este ano, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).