Página inicial > Notícias > Campus Avançado Carmo de Minas participa da I Feira de Matemática do Sul de Minas e ganha premiação

Publicado: Quinta, 30 de Novembro de 2023, 13h40 | Última atualização em Quinta, 30 de Novembro de 2023, 13h42

O evento que reuniu estudantes e professores das instituições das redes públicas e privadas foi promovido pelo IFSULDEMINAS - campus Pouso Alegre. A feira contou com a exposição do trabalho desenvolvido pela aluna do campus avançado Carmo de Minas, Lara de Oliveira Magalhães (3° de Alimentos) e pela professora de matemática Renata Maciel dos Reis e, além disso, contou com a visita da aluna Pollyane Pereira Gomes (3° de Informática) e da professora de matemática Sabrina Dornelas Mota.

1.jpg

Imagem 1: Professora Renata, estudantes Pollyane e Lara e professora Sabrina na I Feira de Matemática do Sul de Minas

No dia 27 de novembro ocorreu no IFSULDEMINAS - campus Pouso Alegre a 1º Feira de Matemática do Sul de Minas. O evento recebeu a exposição de mais de 40 trabalhos desenvolvidos em Instituições de ensino dos municípios de Pouso Alegre, Extrema, São Lourenço, Bragança Paulista, Conceição dos Ouros, Natércia, Inconfidentes, Alfenas, Carmo de Minas, Machado e Passos.
O campus de Carmo de Minas trouxe para o evento o trabalho intitulado “De Fortaleza à Esperança Matemática”, desenvolvido por Lara Magalhães e Renata Maciel. O trabalho objetiva demonstrar se o jogo de aposta Mega-Sena é um jogo justo ou não, e, para isso, utiliza do conceito matemático denominado Esperança Matemática. Esse conceito foi conhecido por Lara pela primeira vez durante o evento da OMIF (Olimpíada de Matemática das Instituições Federais) que aconteceu em Fortaleza.

2.png

Imagem 2: Lara e professora Renata em frente ao trabalho intitulado “de Fortaleza à Esperança Matemática”.

Após todos os trabalhos serem avaliados por diversos avaliadores, houve a cerimônia de premiação. Durante a cerimônia, o campus Avançado Carmo Minas foi premiado com medalha e troféu de destaque na categoria Ensino Médio e modalidade Matemática Aplicada.

3.png

Imagem 3: Lara e professora Renata recebendo as medalhas e o troféu pelo destaque do trabalho apresentado.

4.jpg

Imagem 4: Medalhas e troféu recebidos pelo destaque do trabalho apresentado.

A aluna do 3° ano Pollyane Pereira Gomes do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, também visitou a feira e disse: “participar da feira de matemática foi um momento ímpar, estar rodeadas de pessoas que acreditam que matemática vai muito além do que podemos imaginar. Oportunidade que permitiu com que pudéssemos conhecer diversos trabalhos, jogos e depoimentos compartilhados de um mesmo mundo, visto de formas diferentes. Além de permitir conhecer um novo campus, rever amigos, prestigiar e sentir orgulho do nosso campus tão bem representado e criar laços fora da sala de aula. Evento muito bem organizado e que cumpre com a proposta, incentiva e aumenta o amor pela matemática, um prazer fazer parte desse momento”

Lara Magalhães do 3° ano do Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio, que participou como expositora, também conta sua experiência. “Cada experiência é única, mas participar da Feira de Matemática e poder falar sobre um assunto que tanto amo, foi um momento marcante na minha vida. É maravilhoso ir além da sua zona de conforto, conhecer pessoas diferentes e realizar essa troca de conhecimento. O evento foi muito bem realizado e eu estava cercada de pessoas admiráveis. Ser premiada é uma sensação indescritível, mas o que eu vivenciei já fez tudo valer a pena. Mais uma vez, agradeço à Renata, que me incentiva a ir além e durante todo o evento esteve me acompanhando”.

Para a professora de matemática Renata Maciel dos Reis "Ter a oportunidade de participar de um evento voltado para a Matemática aqui no Sul de Minas, poder trocar experiências e ter contato com projetos que visam mudar o olhar do estudante para a matemática foi maravilhoso. Além de ter sido muito gratificante oportunizar essa vivência para as estudantes Lara e Pollyane, que pretendem seguir a carreira da docência na área. E não posso deixar de parabenizar a estudante Lara pelo trabalho tão bem desenvolvido e pelo destaque que recebeu no evento, ratificando sua notoriedade.”

Esta é a primeira edição da Feira de Matemática do Sul de Minas, um evento promovido pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais através da Pró-Reitoria de Extensão e organizado pelo curso de Licenciatura em Matemática do campus Pouso Alegre. Conta com o apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Pouso Alegre, da Secretaria Municipal de Educação de Pouso Alegre e da Diretoria Regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM-MG).

A Feira de Matemática tem como finalidade incentivar, divulgar e socializar as experiências, pesquisas e atividades matemáticas, constituindo-se como uma experiência curricular ou extracurricular de relevância para sistematizar e implementar os Projetos e/ou Programas de Educação Científica dos estudantes e professores, contribuindo para a inovação curricular.