Página inicial > Notícias > Carta de Agradecimento do NEABI ao Sr. Jorge Ferreira dos Santos Filho

Carta de Agradecimento do NEABI ao Sr. Jorge Ferreira dos Santos Filho

Publicado: Quarta, 13 de Dezembro de 2023, 13h59 | Última atualização em Quarta, 13 de Dezembro de 2023, 14h17

CARTA DE AGRADECIMENTO

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Avançado Carmo de Minas manifesta seus agradecimentos e solidariedade ao Senhor Jorge Ferreira dos Santos Filho, coordenador político da Articulação dos Empregados Rurais do Estado de Minas Gerais (ADERE/MG) e integrante da Direção Estadual da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais (CUT/MG), por sua exposição acerca da luta contra o trabalho análogo à escravidão, proferida no dia 20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra - no referido campus do IFSULDEMINAS.

Nessa ocasião, o ativista e dirigente sindical Jorge Ferreira dos Santos Filho participou da mesa Múltiplos Olhares da Luta Antirracista, que fazia parte da VIII Edição do Novembro Negro, cujo tema central foi Luta Antirracista: qual a sua contribuição?. Os objetivos do evento foram destacar as vozes, as trajetórias, as experiências e as lutas protagonizadas pelas pessoas militantes da luta antirracista e, principalmente, conclamar a sociedade para erradicar de nossas relações esta chaga que é o racismo, de modo a construir um mundo mais justo, digno e solidário.

O NEABI destaca a relevância do tema abordado por Jorge Ferreira dos Santos Filho ao discutir o processo histórico que culminou no trabalho análogo à escravidão na atualidade. Infelizmente, essa condição de trabalho, que fere a dignidade humana, faz-se presente em nossa sociedade e, sobretudo, no Estado de Minas Gerais, segundo dados oficiais do Ministério do Trabalho e Emprego. Salienta também que a trajetória e a atuação de Jorge em defesa dos trabalhadores rurais submetidos a essa degradante forma de “escravidão contemporânea” é um exemplo ímpar de luta antirracista; contribuindo para que centenas de trabalhadores rurais, em sua grande maioria negros, fossem retirados dessa situação sub-humana em pleno século XXI.

As ações implementadas pelo NEABI - Campus Avançado Carmo de Minas pautam-se em princípios da Constituição Federal de 1988 e da Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional 9394/1996, tais como “valorização da diversidade étnica e regional”, “respeito à liberdade e apreço à tolerância”, “liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber”. Fundamentam-se também nas Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 que incluem a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo oficial da Rede de Ensino, de forma a contemplar “a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional”, entre outros. Além disso, faz-se necessário mencionar que a Lei 10.639/2003 estabeleceu o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’, data em que ocorreu a atividade para a qual o ativista e líder sindical Jorge foi convidado a participar.

Nesse contexto, o NEABI - Campus Avançado Carmo de Minas reafirma seu compromisso com as diretrizes da RES/Nº120/2021/CONSUP/IFSULDEMINAS que dispõe sua natureza e finalidade no "Art. 1º O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas NEABI - do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - IFSULDEMINAS, trata-se de Núcleo sistêmico de natureza propositiva e consultiva, a ser formado em cada campus, para promoção e estímulo de ações vinculadas ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão sobre a temática das relações étnico-raciais visando a superação da discriminação e do preconceito racial por meio da valorização das identidades negra e indígena".

Ainda no que se refere aos objetivos do NEABI, o artigo 4º da referida resolução apresenta, dentre suas premissas, promover, com a participação da comunidade interna e externa, a realização de atividades de extensão, tais como cursos, seminários, palestras, conferências, painéis, simpósios, oficinas e exposições de trabalhos sobre temáticas inerentes à cultura negra e indígena na formação do povo brasileiro e suas repercussões no âmbito do país, do estado, da região e do município.

Na perspectiva de uma educação antirracista, discutir a luta contra o trabalho análogo à escravidão em uma instituição de ensino pública torna-se não só uma ação importante como necessária. Nesse sentido, o NEABI reitera seus agradecimentos ao ativista e líder sindical Jorge Ferreira dos Santos Filho pela exposição realizada na VIII Edição do Novembro Negro, bem como expressa sua solidariedade em face dos ataques sofridos por ele decorrentes de sua participação no evento.

Com os melhores cumprimentos,

Integrantes do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - NEABI
Campus Avançado Carmo de Minas
IFSULDEMINAS